SóProvas


ID
2450470
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Gestão de Documentos adota procedimentos que vão desde a produção até a destinação final do documento, constituindo a ideia de um ciclo orgânico no qual o documento nasce (fase de produção), vive (fase de uso) e morre (fase de eliminação). Com base na literatura arquivística, assinale a alternativa que representa esta ideia.

Alternativas
Comentários
  • Teoria das 3 Idades/Ciclo Vital dos Documentos/Estágios de Evolução dos Arquivos
    1. Introdução
    O assunto a ser tratado neste capítulo é um dos mais cobrados em concurso público. As bancas organizadoras existentes adoram perguntar sobre “a teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só. São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente (assim definidos em 1973, por Jean-Jacques Valette).

    Dica de prova:

    Quanto ao grau de frequência de uso dos documentos, podemos classificar os arquivos em:

    correntes, intermediários e permanentes.
    2. Definições
    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis­trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
    Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):

     

    Gabarito E.

  • Teoria das 3 Idades