SóProvas


ID
2450509
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio de proveniência significa o respeito aos fundos. Assinale a alternativa que define, de forma correta, um fundo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Obs.:
    1a) Fundo – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Um fundo pode ser aberto ou fechado. Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.
    2a) No seu manual de arranjo e descrição de arquivos, os arquivistas holandeses mencionam diversas regras inerentes a esse tema, entre as quais destacamos, resumidamente:
    a) todo conjunto deve ser metodicamente arranjado, em ordem de: procedência, data, número, assunto e nome;
    b) o método de arranjo deve ser sempre baseado na primitiva organização;
    c) no arranjo de um documento deve, portanto, ser estabelecida, tanto quanto possível, a ordem originária;
    d) caso o documento original esteja em boas condições, cópias espalhadas podem ser destruídas;
    e) documentos desaparecidos de um conjunto, quando a ele retornam, podem reassumir o seu lugar, se ficar bem clara a sua origem.
    3. Princípios arquivísticos
    Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivo­logia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:
    a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.
    b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
    d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
    e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
    (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.  os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados, acrescidos de forma indevida ou misturados com os de outras pessoas ou instituições). Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de “fundo arquivístico

  • proveniência, unicidade, organicidade e indivisibilidade.