PROCESSO DECISÓRIO
DECISÃO PROGRAMADA
Classificação da decisão: rotineira/ recorrente/ programável/ genérica
Natureza da decisão: bem definida/ estruturada
Ambiente da decisão: condições estáticas/ informação confiável e precisa
Método de decisão: regras/ procedimentos/ políticas
Técnicas de apoio à decisão: modelos matemáticos/ planilhas/ orçamentos/ pesquisa operacional
A resposta correta é a Letra D.
Segundo Maximiano (2000), o tipo de decisão depende basicamente do tipo de problema a que ela está associada, já que as situações e os problemas podem variar em relação à sua natureza, urgência e efeitos sobre a organização.
Quanto a sua natureza, chamamos de decisões programadas (estruturadas) aquelas que permitem resolver os problemas que são familiares, rotineiros e recorrentes em uma organização. Por serem situações rotineiras, torna-se possível o desenvolvimento de uma solução padronizada (solução programada) que se transforma em uma política, procedimento ou rotina da organização.
Exemplo: O conjunto de instruções necessário para lidar com a solicitação de crédito por clientes em um banco.
De outro lado, há problemas e situações que não ocorrem com muita frequência, ou que são únicos, exigindo, desse modo, também soluções únicas, desenvolvidas sob medida, ou seja, as chamadas decisões não programadas (não estruturadas).
Exemplo: A chegada de um forte concorrente na região pode ser exemplo de um problema não rotineiro que exige uma decisão não programada por parte dos gestores de uma empresa, para que ela sobreviva e se mantenha competitiva no mercado.
Portanto, a alternativa correta é a letra D. As demais alternativas não correspondem à classificação dos tipos de decisão quanto a sua natureza.
MAXIMIANO, A. C. A.. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a tipologia das decisões. Marquemos a alternativa que apresenta o tipo de decisão que corresponde acertadamente à classificação técnica da decisão quando atribuída para a solução de situações repetitivas e estruturadas e para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle.
Dos tipos de decisões
Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado. Vamos aos tipos de decisão.
- Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas.
- Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.
Tendo apresentado o assunto exigido, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.