GESTÃO DE DESEMPENHO
- Estuda a influência da psicologia e do comportamento humando na vida organizacional.
- O processo de gestão por desempenho consiste em um ciclo que começa com a pactuação dos objetivos organizacioais de forma consesual com os funcionário até o feedback individual sobre cada colaborador. O foco final não está na punição do colaborador, mas eclarecer o desempenho do funcionário salientando os pontos fortes e fracos comparando-os com os padrões esperados.
- O desempenho é uma variável complexa que refere-se a: motivação/ satisfação/ existência de recursos adequados/ liderança/ competências/ suporte organizacional.
- O objetivo da gestão de desempenho é direcionar comportamentos comparando o desempenho real x desejado/ identificar necessidades de treinamento/ validar critérios de recrutamento e seleção
- Ciclo da gestão de desempenho : 1)estabelecimento de expectativas e plano de ação -> 2)acompanhamento e orientação -> 3)avaliação
1) definir objetivos e obter comprometimento de cada funcionário
2) feedback sobre desempenho do funcionário. Análises para os ajustes necessários. Obter compromisso da melhoria de desempenho.
3) avaliação formal. Elaborar ações de desempenho.
- A avaliação do desempenho é um processo sistemático de análise do desempenho de um indivíduo em função do contexto do trabalho. Dessa maneira, serve para julgar o valor, as excelências e as capacidades de cada empregado, e sua contribuição para que a organização atinja seus objetivos.
- A avaliação deve, portanto, subsidiar as decisões de aumento de salários, promoções, transferências e, eventualmente, demissões de empregados.
- A avalição pode ser feita por:
a) autoavaliação
b) gerente
c) Equipe de trabalho
d) 360º - nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, o s colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.
e) comissão de avaliação
f) avaliação de baixo para cima
- Principais técnicas de avaliação:
a) escala gráfica
b) listas de verificação
c) escolha forçada
d) incidentes críticos
e) pesquisa de campo
Ø Gerente – esse é o método mais comum dentro das organizações. O gerente, normalmente assessorado pela equipe do RH, utiliza certos parâmetros para avaliar sua equipe de trabalho, ou seja, seus subordinados.
Ø Equipe de trabalho – a avaliação é feita pelos próprios membros da equipe. A consciência de que a avaliação será positiva é fundamental para que seja vista como um aspecto benéfico para funcionamento da equipe. Os membros mais experientes normalmente servem de suporte aos demais nessa atividade.23
Ø Avaliação 360º – nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.
Ø Comissão de avaliação – é um método em que é formada uma comissão de avaliação para avaliar os funcionários. Desse modo, pode ser formada por pessoas de um ou mais setores e ser permanente ou temporária. É um método caro e que toma bastante tempo, mas que tem como benefício uma maior padronização dos critérios de avaliação.
Ø Avaliação de baixo para cima – ao contrário do método em que o gerente avalia seus subordinados, nesse caso são os subordinados que avaliam o seu superior. Dessa maneira, o gerente é avaliado de acordo com seu estilo de liderança, seu aspecto motivacional e habilidade de comunicação. O objetivo é vocalizar as dificuldades que os funcionários estão tendo com sua chefia, de modo a que essa chefia possa fornecer os meios e recursos para que a equipe consiga atingir os resultados desejados.
Agora que já vimos quem pode fazer a avaliação, vamos ver a seguir quais são as principais técnicas utilizadas para se avaliar o desempenho.