SóProvas


ID
2451397
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao processo de Delegação.
( ) Não é necessário esclarecer a tarefa delegada.
( ) É necessário especificar a margem de liberdade do funcionário.
( ) Não se deve permitir que o funcionário participe da definição daquilo que lhe é delegado.
( ) É necessário informar às outras pessoas que a delegação ocorreu.
( ) Quando surgirem problemas, uma boa prática é aquela em que o gerente não deve pedir ao subordinado que exponha sua recomendação; basta resolver ele mesmo.
( ) Uma boa prática é também investir em controles de feedback.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    4.5. Amplitude de Controle
    A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.

    Figura 4.6 – Estrutura achatada
    Essa divisão de autoridade e responsabilidade vai definir quantos níveis hierárquicos e quantos administradores deveremos ter em uma dada organização. Se decidirmos ter poucos subordinados por chefe, teremos uma estrutura aguda.
    Entretanto, hoje em dia, as empresas estão buscando estruturas achatadas, com muitos subordinados por cada chefe e uma amplitude de controle maior.

    Figura 4.7 – Estrutura aguda
    As estruturas achatadas são vistas como facilitadoras de um processo de delegação (delegar é confiar responsabilidade e autoridade a um subordinado para que execute alguma tarefa e possa atingir um objetivo), aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade às mudanças no meio externo.5
    Além disso, essas estruturas acarretam um custo administrativo menor. Entretanto, o chefe não consegue dar o mesmo suporte aos seus subordinados, pois tem muitos funcionários para supervisionar.

    Figura 4.8 – Características da amplitude de controle
    4.6. Centralização e Descentralização
    A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo da mesma, ou seja, pelos chefes. Dessa maneira, se em uma empresa somente o presidente puder tomar decisões, dizemos que existe centralização.
    Já a descentralização ocorre quando acontece o contrário, ou seja, quando a autoridade para tomar decisões está dispersa pela empresa, através dos seus diversos setores.