- 
                                (F) Funcional, burocrática, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. (F ) Ênfase nos órgãos. (V ) Fluída e flexível, descentralizada. (V ) Ênfase em redes de equipes multifuncionais. (F ) Matricial e mista. (F ) Ênfase na departamentalização por produtos/serviços ou unidades. 
- 
                                ►Era da Informação: É o período que começou no início da décad a de 1990. É a época em que estamos vivendo atualmente. A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A tecnologia da informação – integrando a televisão, o telefone e o computador – trouxe desdobramento imprevisíveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global. A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos. A tecnologia da informação forneceu as condições básicas para o surgimento da globalização da economia. A competitividade tornou -se intensa e complexa entre as organizações. O volátil mercado de capitais passou a migrar de um continente para outro em segundos à procura de novas oportunidades de investimentos, ainda que transitórias. Em uma época em que todos dispõem da informação em tempo real, são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade de novo produto ou serviço, antes que outras o façam. O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento. O conhecimento torna-se básico, e o maior desafio passa a ser a produtividade do conhecimento. Tornar o conhecimento útil e produtivo tornou-se a maior responsabilidade gerencial. Na era da informação, o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da pós -industrialização baseada no conhecimento e no setor terciário.   ● Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos;  ● Elevada interdependência entre as redes internas de equipes ; ● Organização ágil, maleável, fluida, simples e inovadora; ● Intensa interação através de cargos autodefinidos e mutáveis;  ● Cargos flexíveis e adequados a tarefas complexas e variadas;  ● Capacidade expandida de processamento da informação;  ● Ênfase na mudança, na criatividade e na inovação;  ● Ideal para ambiente mutável e dinâmico e tecnologia de ponta;   https://www.passeidireto.com/arquivo/1069288/apostila-gestao-de-pessoas 
- 
                                Apenas para fins de consolidação:    Era da informação: Decada de 90 aos dias atuais. Modelo de organização: ORGÂNICA. Instabilidade do ambiente. Estrutura flexível, descentralização. Rede de equipés multifuncionais.   Administração Neoclássica: 1950-90. Modelo de organização: MATRICIAL. Começo das inovações e da globalização.    Administração Clássica: 1900-50. Modelo de organização: BUROCRÁTICA. Estrutura rigida, inflexível, piramidal, hierarquizada, centralizada. 
- 
                                A questão aborda sobre a Era da Informação que iniciou em 1990 e perdura até os dias atuais. A informação pode encontrada no "Capítulo 2 - A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo" no livro de Chiavenato em Gestão de Pessoas. 
- 
                                Era da informação: Decada de 90 aos dias atuais. Modelo de organização: ORGÂNICA. Instabilidade do ambiente. Estrutura flexível, descentralização. Rede de equipes multifuncionais. Administração Neoclássica: 1950-90. Modelo de organização: MATRICIAL. Começo das inovações e da globalização. Administração Clássica: 1900-50. Modelo de organização: BUROCRÁTICA. Estrutura rígida, inflexível, piramidal, hierarquizada, centralizada.