SóProvas


ID
2452750
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o texto abaixo relativo à motivação:

A Teoria da ............................... afirma que a força de uma tendência para atuar em determinado sentido depende da força de uma ...................... de que o ato será acompanhado por determinado resultado e da atração deste resultado para o indivíduo.

Assinale a alternativa que completa corretamente as duas lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Aos ñ assinantes Gabarito letra B)

  • GABARITO LETRA B.

     

    A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros. Essa teoria tenta explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho. É especificamente estabelecido que a motivação depende então:  

     

    Do atrativo (valência) de certas recompensas ou "resultados" que advêm de tal desempenho;  

     

    Das percepções que se tem da força que apresenta a relação entre o desempenho e a ocorrência dos "resultados" (instrumentalidade).

     

    Da percepção do vínculo que existe entre o esforço orientado para o desempenho e o subsequente desempenho efetivo (expectativa).

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_expectativa

  • contribuindo:

     

    Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva ( relação entre os esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É uma medida em termos de probabilidade, o que significa dizer se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.213

     

    bons estudos