-
SWOTé a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial.
Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa
.
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.
-
GABARITO:A
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
-
Gabarito A: SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial.
Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno(forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
Artigo para explicar o que é CRM e como funciona. O CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Reengenharia = mudança radical.
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
Tipos de benchmarking
É possível identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.
Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
-
GABARITO a)SWOT. Strengths(Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats(Ameaças)
FCC - troca o nome ameaças por desafios.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem =desenvolvimento )
Strengths(Forças), Weaknesses(Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats(Ameaças)
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
A questão solicitou o nome da ferramenta de diagnóstico que visa identificar os pontos fracos e fortes; as forças e as fraquezas.
Para isso, veremos cada uma das técnicas ou metodologias elencadas nas alternativas:
A- CORRETA. Trata-se da ferramenta citada no enunciado. O modelo SWOT (ou FOFA) possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos que a matriz visa identificar:
Internamente (variáveis controláveis pela organização):
- Forças: são variáveis que ajudam a organização e que ela pode e deve controlar. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
- Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas. Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.
Externamente (variáveis não controláveis pela organização):
- Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
- Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.
B - INCORRETA. De acordo com Maximiano (2013): "A reengenharia propõe a substituição radical dos processos ineficientes". Logo, não tem relação com a análise interna e externa da organização citada no enunciado.
C- INCORRETA. O processo de Benchmarking corresponde à localização desses referenciais de excelência (benchmarks) no mercado, na promoção de usa análise, no aprendizado (por isso é um processo pedagógico) e caso seja possível, a organização deve ultrapassá-los. (Fonte: Chiavenato, 2014).
D- INCORRETA. Design thinking tem relação com inovação de produtos. É uma técnica/metodologia que norteia o desenvolvimento de produtos seguindo uma série de etapas visando atender as necessidades do clientes, incluindo as o atendimento de suas necessidades.
E - INCORRETA. O CRM (Customer Relationship Management)é uma ferramenta que visa auxiliar na administração do relacionamento com o cliente,
FONTES:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8 ed. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DO MONITOR: LETRA A
-
https://www.alura.com.br/artigos/entenda-de-fato-o-que-e-o-design-thinking?gclid=CjwKCAiAzrWOBhBjEiwAq85QZ1-K4PeKrlcG4vABfhePKR2A8M8zK8SvlerV_FcVQo2mdTifiDpWQRoCK0MQAvD_BwE