SóProvas


ID
2453047
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

                            VIAGEM AO FOCO DA FEBRE AMARELA

      Semanas antes do anúncio dos primeiros casos de febre amarela silvestre, em janeiro, a doença já assustava no Leste de Minas Gerais. Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doentes em dezembro sem saber de que mal se tratava. Nunca tinham ouvido falar da doença na região. Macacos começaram a morrer meses antes. Após a zika, em 2015, e a chicungunha, em 2016, é o terceiro ano consecutivo sob o jugo de doenças transmitidas por mosquitos. Especialistas dizem que houve falha de vigilância sanitária e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte, para conter a propagação da doença.(O Globo, 05/02/2017)

“Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doentes em dezembro sem saber de que mal se tratava”. Se, em lugar de “mal”, escrevêssemos a forma “males”, a forma verbal “se tratava”:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a letra A???????????????????

  • Tratava neste caso é invariável !!!

     

  • Percebam que há uma preposição antes da conjunção integrante 'que' que introduz a oração subordinada 'de que mal se tratava...'.Considerando que o verbo exige um objeto preposicionado, fica claro que temos presente um Verbo Transitivo Indireto (VTI). A particula 'se' está funcionando como indíce de indeterminação do sujeito nessa construção, portanto o verbo SEMPRE ficará no singular. A alteração que a questão se propoe a fazer é alterar o objeto e não o sujeito da oração, que é indeterminado, por isso não é a letra 'a'.  

  • O "se" é particula de indeterminação do sujeito, visto que o verbo pede a regência da preposição "de": se tratava de... A partícula está anteposta por causa da partícula "que", que é atrativa. Acho que é isso. Permaneceria inalterada. As outras opções nem a menos possuem tempos verbais adequados para a aplicação.

  • TRATAR é um verbo transitivo INDIRETO, logo, exige preposição DE... "de males" é seu complemento. Dessa maneira, o verbo tratar permanace inalterado.. tratava-se de males!

  • Com o sentido de ser, dizer respeito a ou consistir em, a forma correta é trata-se. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

    Exemplos:

    Trata-se de assuntos constrangedores. 

    Trata-se de confusões de pessoas desocupadas.

    Não se trata de esconder a verdade. Trata-se de questões pessoais.

    Na construção trata-se de, o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição de, e a partícula se atua como um índice de indeterminação do sujeito. 

    Uma vez que a concordância verbal é feita com base no sujeito, é indiferente que o complemento indireto venha no singular ou no plural. Havendo um sujeito indeterminado, a concordância verbal é sempre feita com a 3.ª pessoa do singular.
     
    Exemplos:

    Trata-se de pedidos internacionais de ajuda.

    Precisa-se de trabalhadores responsáveis.

    Necessita-se de especialistas no assunto.

    Atenção!
    Com outros sentidos, o verbo tratar admite conjugação no plural, concordando com o sujeito das orações.

    Exemplos:

    Meus pais se tratam bem: vão agora de férias pela Europa.

    Estas doenças não se tratam com antibióticos. 

    Tratam-se com formalidade, embora se conheçam há muitos anos.

    Trataram-se muito bem na presença das autoridades.

    https://duvidas.dicio.com.br/trata-se-ou-tratam-se/