SóProvas


ID
2456329
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A sarcopenia frequente no adulto idoso se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Entre as doenças crônicas que se instalam no processo de envelhecimento e que são responsáveis por altos graus de dependência e incapacidade destaca-se a sarcopenia a qual pode ser definida como o decréscimo da capacidade neuromuscular, decorrente do avanço da idade, sendo caracterizada principalmente pela diminuição da quantidade e da habilidade das proteínas contráteis exercerem tensão necessária para vencer uma resistência externa à realização de uma tarefa. Traduz-se pela redução da massa muscular. A substituição progressiva da massa corpórea magra por gordura e tecido conjuntivo é consequência do envelhecimento

  •  e) perda de massa muscular, força e funcionalidade relacionada com a idade.

  • A Sarcopenia é caracterizada pela redução progressiva e generalizada (isto é, em todas as partes do corpo) da força e da massa muscular. Os resultados são muito adversos, afetando negativamente a qualidade de vida. Há pessoas que perdem grande parte de sua capacidade física em razão da sarcopenia.

    O diagnóstico é dado a partir da presença de redução ou perda em 2 dos 3 critérios abaixo:

    Massa muscular: quantidade de tecido muscular no corpo. Um adulto saudável deve possuir em torno de 60% de massa muscular em seu corpo.

    Força muscular: tensão que o músculo é capaz de gerar em um determinado movimento. Por exemplo, aperto de mão.

    Função muscular: capacidade de produzir movimento. Por exemplo, segurança e velocidade em levantar da cadeira e sair andando.