SóProvas


ID
2457448
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2                                         

                                                 A transformação pelo fogo

                    "Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua sendo milho para sempre."

   Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

    Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.

  Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

    Imagino a pobre pipoca fechada dentro da panela. Lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.

   A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo com que ela mesma nunca havia sonhado.

   Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho da pipoca que se recusa a estourar. É como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o seu jeito de ser. A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira.

   Piruás não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Piruás nunca vão dar alegria para ninguém.

Rubem Alves (da obra O amor que acende a lua). Disponível em: http://metaforas.com.br/a-transformacao-pelo-fogo. Acesso em: 10/03/2017. Adaptado.

No que se refere às normas da concordância nominal e verbal, analise as afirmações a seguir.

I. No trecho: “As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.” (1º parágrafo), a forma verbal destacada indica que a concordância foi feita com o pronome “nós”. Se fosse feita com a expressão “a gente”, o verbo deveria ficar no singular (“passa”).

II. No trecho: “São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas.” (1º parágrafo), o plural da palavra destacada indica que ela está qualificando ambos os termos que a antecedem: “mesmice” e “dureza”.

III. No trecho: “A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura.” (6º parágrafo), a forma verbal no plural indica que o sujeito é composto.

IV. No trecho: “No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira.” (6º parágrafo), o termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo “piruá”, que está implícito no enunciado. 

Estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • piruá está implícito no enunciado?

  • porque modifica o termo “piruá”, que está implícito no enunciado. ?

    alguém pode comentar?

  • Também marquei A.

  • ... piruá ficará duro...
  • Victtor, sim. Veja:

    "No entanto, o destino do piruá é triste, já que  ficará duro a vida inteira" seria assim "No entanto, o destino do piruá é triste, já que  o piruá ficará duro a vida inteira"

    O termo "o piruá" ficou implicito na questão. E o adjetivo duro está sim qualificando o piruá, é o modo que ficará, duro a vida inteira.

     

  • Também não entendi porque ele "modifica"!

  • Implícito.. ?tbm não entendi.

  • Sim, o piruá está implícito pela vírgula. Já que ficara duro pela vida inteira. 

    Quem ficará duro? O piruá que não entrou na frase.

  • IV:    zeugma...

     

  • Ocorre zeugma na proposição IV, tornando o termo implícito e também a afirmativa correta.

    Gabarito Letra E

  • Essa questão, na minha opinião, deveria ser anulada, uma vez que o termo piruá não está implícito no enunciado, pois o enunciado é uma declaração feita e, portanto, na maioria das vezes, termina com ponto final. O termo "piruá" está implícito na oração subordinada adverbial causal e, por isso, deve-se concordar com o termo, citado anteriomente, da oração principal. 

  • Se tivessem colocado

     

    "O termo destacado está na forma singular e masculina porque qualifica o termo “piruá”

     

    Invés de 

     

    "O termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo “piruá”

     

    Eu teria marcado a Letra E

     

    Porque a função geral dos adjetivos é qualificar os substantivos e NÃO apenas modificar

  • II. No trecho: “São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas.” (1º parágrafo), o plural da palavra destacada indica que ela está qualificando ambos os termos que a antecedem: “mesmice” e “dureza”.

    Assombrosas não qualifica o trecho "são pessoas"?

    São pessoas assombrosas...

    inves de "mesmice'' e ''dureza''

  • ocorre zeugma na letra   E      por isso, piruá está como implícito

  • @Francivelton Ferreira Silva tem razão!


    Função do Advérbio: Em geral, as gramáticas classificam o advérbio por sua função como modificador do verbo.

    Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/adverbios/


    Função do adjetivo: Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf32.php



  • O comentário do professor na questão, não ajuda em nada. A maior dúvida da questão é o porquê do item IV dizer que "piruá" ta implícito no ENUNCIADO, se fosse na FRASE, ok.

  • Concordo com a Angélica Martina Gonçalves Pereira e ainda acrescento o seguinte.

    O termo " DURO" por que concordo com o substantivo DESTINO.

    "... o destino do piruá é triste.."

    E no mais, "PIRUÁ" está explicito no texto e não implícito.

    Se alguém puder explicar melhor o porquê dá alternativa IV estar certo agradeceria, pois na minha visão ela está errada. E estando errada o gaba seria A e não E.

  • Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras — podem modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira. ISSO VAI SANAR A DÚVIDA DA MAIORIA.

  • Como assim está implícito no enunciado?? A preposição estaria correta caso dissesse que o termo está implícito na frase, está claro que ocorre uma zeugma, porém não no enunciado, correto??

  • No trecho: “No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira.” (6º parágrafo), o termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo “piruá”, que está implícito no enunciado. 

    Galera, na minha analise o termo que se encontra implícito é MILHO, que é masculino, por isso que a questão fala DURO, pois o milho que não vira pipoca ficará duro para sempre.

    NÃO DESISTA, POIS O FRACASSO É SÓ UM DEGRAU PARA O SUCESSO!