Substantivos Comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo. Ex.: açúcar, bolo.
Substantivos Abstratos: Nomeiam ações, qualidades, estados, sentimentos, isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência de outros seres: ensino, bravura, pobreza.
Substantivos concretos: Nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir: lápis, gato.
Classificação dos Substantivos
Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em comum, próprio, abstrato, concreto e coletivo. Vejamos suas características:
Comuns: os substantivos comuns dão nome aos grupos de seres de uma mesma espécie.
Próprios: os substantivos próprios dão nome aos seres particulares de uma determinada espécie. Eles são sempre escritos com a letra inicial maiúscula. São eles: nomes de pessoas, cidades, ruas, dentre outros.
Abstratos: os substantivos abstratos nomeiam os estados, as qualidades, os sentimentos ou as ações cuja existência depende de outros seres.
Concretos: esse tipo de substantivo nomeia seres com existência própria, independente de outros.
Coletivos: Um substantivo coletivo designa, gramaticalmente, um conjunto de objetos da mesma espécie. Dependendo da condição dos objetos, pode haver mais de um coletivo. O substantivo coletivo é a palavra que define o conjunto de seres ou coisas de uma mesma espécie.