SóProvas


ID
2459791
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacologia Clínica tem como objetivo caracterizar a eficácia e a segurança de fármacos, e não apenas seus efeitos no homem.

Informe se é Verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma sobre a Farmacologia Clínica.

( ) A investigação de novos medicamentos segue fases convencionalmente estabelecidas, superados os testes em animais, sendo elas: Fase I, Fase II, Fase III e Fase IV.

( ) A demonstração de que medicamentos são eficazes e têm efeitos adversos toleráveis é suficiente para subsidiar seu uso clínico irrestrito. Se possível, deve-se comparar sua utilidade com a de outros medicamentos e mesmo com intervenções não medicamentosas.

( ) Estudos farmacoeconômicos são necessários para verificar se a magnitude do benefício clínico justifica os custos do tratamento.

( ) São necessárias absoluta competência e independência intelectual para interpretar esses estudos e identificar aqueles que significam real avanço, a fim de incorporar seus resultados à prática terapêutica.

( ) Interesses científicos, e não econômicos, gerados pela possibilidade de cura e controle de doenças, têm propiciado forte influência para que as corporações farmacêuticas invistam na produção do conhecimento por meio dos estudos de Farmacologia Clínica.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (V) A investigação de novos medicamentos segue fases convencionalmente estabelecidas, superados os testes em animais, sendo elas: Fase I, Fase II, Fase III e Fase IV.

    (F) A demonstração de que medicamentos são eficazes e têm efeitos adversos toleráveis NÃO é suficiente para subsidiar seu uso clínico irrestrito. Se possível, deve-se comparar sua utilidade com a de outros medicamentos e mesmo com intervenções não medicamentosas.

    (V) Estudos farmacoeconômicos são necessários para verificar se a magnitude do benefício clínico justifica os custos do tratamento.

    (V) São necessárias absoluta competência e independência intelectual para interpretar esses estudos e identificar aqueles que significam real avanço, a fim de incorporar seus resultados à prática terapêutica.

    (F) Interesses científicos, e não econômicos, gerados pela possibilidade de cura e controle de doenças, têm propiciado forte influência para que as corporações farmacêuticas invistam na produção do conhecimento por meio dos estudos de Farmacologia Clínica.