SóProvas


ID
246061
Banca
TRT - 6R (PE)
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às vantagens dos servidores públicos federais, leia as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA.

I. Constituem indenizações ao servidor: ajuda de custo, diárias, transportes e auxílio moradia.
II. Além do vencimento e das vantagens, os servidores têm direito às seguintes retribuições, gratificações e adicionais: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; gratificação natalina; adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestação de serviço extraordinário; adicional noturno; adicional de férias; outros adicionais relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso.
III. As férias dos servidores poderão ser parceladas em até três etapas, desde que sejam requeridas pelo interessado, observando-se o interesse da administração pública.
IV. A requerimento do servidor e observado o interesse da Administração Pública, 1/3 (um terço) das férias poderá ser convertido em pecúnia.
V. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de duas horas por jornada.

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETA. Constituem indenizações ao servidor: ajuda de custo, diárias, transportes e auxílio moradia. Art. 51, Lei 8112/90.

    II- CORRETA. Além do vencimento e das vantagens, os servidores têm direito às seguintes retribuições, gratificações e adicionais: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; gratificação natalina; adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestação de serviço extraordinário; adicional noturno; adicional de férias; outros adicionais relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso. Art. 61,  Lei 8112/90.

    III- CORRETA. As férias dos servidores poderão ser parceladas em até três etapas, desde que sejam requeridas pelo interessado, observando-se o interesse da administração pública. Art. 77, parágrafo 3, Lei 8112/90.

    IV- INCORRETA. A previsão de conversão de 1/3 de férias em abono pecuniário foi revogada pela Lei n. 9527/1997.

    V- CORRETA. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de duas horas por jornada. Art. 74, Lei 8112/90.

  • IV. A requerimento do servidor e observado o interesse da Administração Pública, 1/3 (um terço) das férias poderá ser convertido em pecúnia.

    Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.
  • Interessante a questão!!! A única alternativa errada refere-se ao fato de que os servidores regido pela 8112/90 não poderem converter parte de suas férias em pecúnia. Acredito que o examinador tentou confundir o candidato pelo fato de os celetistas terem essa opção descrita na CLT.
  • Lei 8.112/90
    Art.74. Somente será permitido serviço extrordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
    Art.61. CLT Ocorrendo necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.
    §2º. Nos casos de excesso de horário por motivo de força maior...,e o trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, desde que alei não fixe expressamente outro limite.
    Portanto, pela CLT pode ser de até 4 (quatro) horas a mais!
  • A questão deveria ter sido anulada.  Vejam que o enunciado do item II faz referência a "os servidores", não excluindo qualquer categoria, ou, em outras palavras, incluindo todo e qualquer servidor, pelo que se depreende do artigo definido "os".  A contrario sensu, há exceções à regra que prevê gratificações, adicionais, quais sejam: Os servidores que recebem por parcela única, ou subsídio, nos termos do art. 39, § 4º da CF.  Exemplos são os membros da advocacia e defensoria públicas(art. 135) e os servidores policiais da esfera federal.
  • Uma prova para juiz deveria conter questões mais elaboradas. Essa questão por exemplo, é pura decoreba!
  • Detalhe interessante a ser observado é que pouco importa se a alternativa IV está certa ou errada, o gabarito permanece inalterado na letra "D", uma vez que não existe a palavra "somente" na resposta!!! Atenção!! Abcs!!!
  • Todas as vantagens dos servidores públicos federais são regidos na íntegra pela Lei 8.112/90.
    Se o candidato pretende ingressar nesta carreira deve estar atento a tudo que se destaca na referida lei.
    É cartilha de bê-a-bá indispensável (TEM QUE FICAR POR DENTRO!).

    Os itens I (art. 51); II (art. 61); III (art. 77. §3º) e V (art. 74) tem previsão legal na Lei 8.112/90.

    O adicional de férias será pago ao servidor independente de requerimento (art. 76) e a lei não prevê a sua conversão em pecúnia.

    Bons estudos, a tarefa é árdua, mas a vitória virá!