Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é definido como um sistema de prontuário médico padronizado e digital.
O prontuário eletrônico é um meio virtual, um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo, estão armazenadas, e muitos benefícios podem ser obtidos deste formato de armazenamento.
Dentre eles, podem ser destacados: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado com conseqüente melhoria do processo de tomada de decisão; melhoria de efetividade do cuidado, o que por certo contribuiria para obtenção de melhores resultados dos tratamentos realizados e atendimento aos pacientes; possível redução de custos, com otimização dos recursos.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prontu%C3%A1rio_Eletr%C3%B4nico
(FALSO) I. O prontuário em papel pode e deve ser digitalizado. Mas, evidentemente, isso não é um PEP. Trata-se de um prontuário em papel que foi escaneado e armazenado, preferencialmente, num sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que, ao indexar e armazenar os prontuários, facilita o manuseio, acesso e disponibilidade do prontuário em papel. A Resolução CFM No 1821/2007 normatiza e legitima o prontuário digitalizado.
(VERDADEIRO) II. Limitações do prontuário em Papel: A informação do prontuário em papel está disponível somente a um prossional ao mesmo tempo, possui baixa mobilidade e está sujeito a ilegibilidade, ambiguidade, perda frequente da informação, mulplicidade de pastas, diculdade de pesquisa coletiva, falta de padronização, dificuldade de acesso, fragilidade do papel e a sua guarda requer amplos espaços nos serviços de arquivamento.
(VERDADEIRO) III. O PEP, antes de uso exclusivo e interno da instuição de saúde, evoluiu para o conceito de um Registro Eletrônico de Saúde (RES). Este possui em seu núcleo conceitual o compartilhamento de informações sobre a saúde de um ou mais indivíduos, inter e multi-instituição, dentro de uma região (município, estado ou país), ou ainda, entre um grupo de hospitais.
Fonte: Copyright © 2012 – Cartilha sobre Prontuário Eletrônico - A Certicação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde. Editor: Claudio Giulliano Alves da Costa
Disponível em: https://portal.cfm.org.br/.../Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf