-
Letra E
-
Gabarito: Letra E.
De acordo com o artigo Planejamento estratégico em saúde: uma discussão da abordagem de Mário Testa
Ao compreender os problemas de saúde como socialmente determinados, Testa interessa-se pelo comportamento dos atores sociais, e põe ênfase na analise das relações de Poder e na consideração das práticas de saúde, enquanto práticas ideológicas, conformadoras de seus sujeitos.
Testa, assim, avança de uma proposta de planejamento estratégico em saúde para um pensar a ação política em saúde.
-
Mário Testa e o Pensamento Estratégico
São três as principais contribuições teóricas de Mário Testa para o planejamento estratégico: o diagnóstico situacional; o poder; o postulado de coerência.
Para Testa, o centro da problemática estratégica é o poder que é ou pode ser exercido, partindo da definição de política como uma proposta de distribuição do poder, e estratégia como uma forma de implementação de uma política. Mário Testa elaborou uma tipologia do poder em saúde, distinguindo-o em:
Poder administrativo;
Poder técnico;
Poder político.
Fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/19821/mod_resource/.../top2_1.html
-
Mário Testa e o Pensamento Estratégico
A contribuição de Mário Testa consistiu em conceber o pensamento estratégico a partir das reflexões resultantes das experiências realizadas durante toda a sua história desde a sua participação na elaboração do Método CENDES/OPAS.
São três as principais contribuições teóricas de Mário Testa para o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
I. Diagnóstico Situacional;
II. Poder;
III. Postulado de Coerência.
.....................................................................................................................................................................
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/19821/mod_resource/content/2/un2/top2_1.html