SóProvas


ID
2461615
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item que se segue. 


A teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas.

Alternativas
Comentários
  • A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

    Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Seu principal livro, para o propósito deste estudo, é “A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo”.

    Max Weber afirma que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”: o trabalho árduo e o ascetismo proporcionando a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo.

    Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes.

  • A questão está correta!

     

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes, características:

     

    1. Caráter legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter formal das comunicações.

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10. Completa previsibilidade do funcionamento.
     

    (CESPE/ANCINE/TÉCNICO EM REGULAÇÃO/2012) A administração pública burocrática, que obedece aos pressupostos descritos por Max Weber, orienta-se pelos princípios da profissionalização, do conceito de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade e do formalismo.

    GABARITO: CERTA

     

     

    (CESPE/PC-DF/ESCRIVÃO/2013) A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

    GABARITO: CERTA

     

     

    (CESPE - SUFRAMA - 2013)

    De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.

    GABARITO: CERTA

  • Nesse caso a igualdade seria a IMPESSOALIDADE, ou seja, um tratamento sem distinção.

  • Teoria da Burocracia

     

    A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por voltada década de 1940, adotando-se as concepções formuladas anteriormente pelo economista e sociólogo Max Weber. Segundo essa teoria, a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos - a racionalidade, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características e as seguintes vantagens, respectivamente:

    CARACTERÍSTICAS

    Caráter legal das normas e regulamentos.

    Caráter formal das comunicações.

    Caráter racional e divisão do trabalho.

    Impessoalidade nas relações.

    Hierarquia de autoridade.

    Rotinas e procedimentos padronizados.

    Competência técnica e meritocracia.

    Especialização da administração.

    Profissionalização dos participantes.

    Completa previsibilidade do funcionamento.

    VANTAGENS

    Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

    Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.

    Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.

    Unicidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

    Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.

    Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.

    Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.

    Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

    Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.

    Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.

     

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu

  • A teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas.

    GAB.: CERTO


    BUROCRACIA: surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo e melhorar a eficiência das organizações.

    Entre as principais características do modelo burocrático estão:

    O PROFISSIONALISMO ( ligado a Meritocracia);

    A IMPESSOALIDADE (os agentes deve seguir as normas e procedimentos) e

    O FORMALISMO (diz respeito à utilização de formulários, rotinas padronizadas e comunicações por escrito).

    https://www.adminconcursos.com.br


  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o modelo burocrático.
    Diante disso, vamos a uma breve contextualização do modelo burocrático.

    O Estado patrimonial (patrimonialismo) foi o primeiro modelo de administração pública e sua principal característica é a confusão entre bem público e bem pessoal, pois neste modelo tudo que pertencia ao Estado, pertencia ao príncipe também. Lado outro, na burocracia há clara distinção entre bem público e privado.

    Deste modo, segundo o PDRAE (1995), a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal". (apud PALUDO, 2013, p. 63). Grifo nosso.


    Nesta esteira, a partir de 1930, Getúlio Vargas instituiu no Brasil o modelo burocrático de administração pública, baseado no modelo weberiano de burocracia, que buscava suprimir o patrimonialismo e tinha como algumas de suas características a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo.


    Com efeito, a criação, no Brasil, do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936, marcou uma cisão com a lógica da não profissionalização e do não reconhecimento por mérito dos servidores públicos, sendo um marco para a efetivação da impessoalidade, profissionalização e meritocracia no serviço público, dada a adoção do concurso público e a criação de carreiras na administração pública.


    Portanto, é correto afirmar que a teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas e isso pode ser verificado pela adoção da impessoalidade nas contratações de servidores, que é feita por meio de concurso público com igualdade de condições entre os participantes, bem como a meritocracia dentro da administração pública e a isonomia do tratamento com os colaboradores.



    Gabarito do Professor: Certo


    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Igualdade?