motivação intrínseca é a motivação inerente ou inata de uma pessoa que não precisa de influência externa para fazer as coisas acontecerem. É o motivador pessoal mais eficaz de uma pessoa.
A motivação pode ser intrínseca, aumentando a autoimagem, ou extrínseca, que é uma forma artificial de estimular um comportamento desejado. A motivação extrínseca, como dar um grande subsídio para fazer uma tarefa, pode fornecer resultados de curto prazo, mas os resultados de longo alcance são mais propensos a partir de motivadores intrínsecos, que são coisas que as pessoas fazem pela satisfação de fazer. Motivadores intrínsecos incluem coisas como aprender a tocar um instrumento sem ser forçado, criar arte, ou escrever um livro. Tudo o que desencadeia o desejo de uma pessoa a fazer algo fora de puro interesse é um motivador intrínseco.
A motivação extrínseca é uma recompensa ou incentivo fornecido por uma pessoa ou entidade externa para obrigar uma pessoa a agir. As empresas normalmente usam estruturas de remuneração, elogio público e prêmios aos empregado como motivadores extrínsecos para incentivar os funcionários a trabalhar em níveis ótimos.
Um motivador extrínseco é muitas vezes necessário quando uma pessoa não é motivada intrinsecamente ou por um desejo pessoal de atingir uma meta ou completar uma tarefa. Na escola, as notas são um motivador extrínseco. Alguns estudantes estão tão motivados a atingir um grau de qualidade que querem realmente aprender.
A motivação extrínseca e motivação intrínseca podem coexistir. Alguém pode ser extrinsecamente recompensado com salários altos para um trabalho, mas também realmente apreciar o trabalho.
Segundo a Teoria de Avaliação Cognitiva, há funcionários que gostam de fazer uma dada atividade (têm prazer) e obtêm, ao executá-la, recompensa intrínseca (sensação de competência - 'eu sou o cara!'). Contudo, a oferta de recompensa extrínseca pode, muitas vezes, inibir o comportamento, pois os colaboradores passam a achar que aquilo (a entrega de um prêmio, por exemplo) é coercitivo. Assim, elas perdem o interesse pelo que faziam, reduzindo os seus esforços. Logo, podemos concluir duas coisas:
Há situações em que a recompensa extrínseca é capaz de afetar a intrínseca, negativamente;
A recompensa extrínseca sozinha não é essa coca-cola toda.
Resposta: errado.