SóProvas


ID
2461726
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue o próximo item. 


No controle estatístico de qualidade, determinado processo que esteja sujeito à ação de causas especiais deverá ser considerado como fora de controle.

Alternativas
Comentários
  • O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

  • Aff, preguiça disso... Pior do que simplesmente repetir o gabarito no campo de observação, é copiar e colar citação ou conceito sem fonte (ainda que a fonte seja tosca) e que em nada acrescentam na compreensão do porque a questão está certa ou errada... Acho que o intuito deveria ser de fundamentar o gabarito e de, pelo menos, ajudar o(a) amiguinho(a). Ainda mais em uma questão onde muitos, assim como eu, erraram.

     

    Vamos lá: 

    Causas de variação especiais: ocorrem por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. As causas especiais alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão, pois estão fora dos limites de controle.(http://www.blogdaqualidade.com.br/controle-estatistico-de-processo-cep/)

     

    Bons estudos!

     

  • DISCORDO DO GABARITO ! NÃO TEM COMO ISSO ESTAR CERTO !

     

    Natália, obrigada pelo comentário. Entendi que as causas especiais é que estão fora dos limites de controle.

     

    Mas a questão afirma que é o PROCESSO que ficará sem controle. Vejam:

     

    "...determinado processo que esteja sujeito à ação de causas especiais deverá ser considerado como fora de controle.

  • GABARITO: CERTO

    Jordana, na fonte de Natália eu encontrei isso também olha:

     

    Para o controle das variáveis do processo partimos da hipótese de que a variável a ser controlada segue uma distribuição normal. Portanto, deve-se controlar a média e o desvio padrão da distribuição, que se não tiverem variação ao longo do tempo caracterizam o que  chamamos de "processo sobre controle". Portanto, um processo sobre controle é aquele onde as variáveis não apresentam variação de média ou de desvio padrão ao longo do tempo.

     

    O processo de controle de variáveis deve seguir cinco fases:

     

    Fase 4: Colocar os valores encontrados nos gráficos verificando se estes valores estão nos limites do gráfico, caso em que o processo estará sobre controle.

     

    Ou seja, estando fora dos limites do gráfico de controle, esses processos estariam "fora de controle".

     

    Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/controle-estatistico-de-processo-cep/

  • Indiquem para comentário, por favor?!

  • O controle estatístico nessa época visava identificar causas gerais de problemas.

  • A questão fala que se um processo estiver sujeito à ação de CAUSAS ESPECIAIS deverá ser considerado como fora de controle

     

    Primeiramente devemos saber que as causas de variação do processo podem ser classificadas em dois grupos.

         · Causas comuns: as causas comuns são aquelas aleatórias e inevitáveis, que não podem ser previstas, identificadas ou corrigidas. Quando somente causas comuns afetam o processo, suas variáveis se mantém dentro dos limites de controle, mantendo o fluxo sem complicações; (Exemplos: Vibrações, temperatura, umidade, falhas na sistemática do processo, dentre outras.)

         · Causas especiais: as causas especiais são aquelas que acontecem por alguma falha ou motivo facilmente identificado, como um erro sistemático. Assim, pode ser corrigido assim que observado, impedindo que novas instabilidades aconteçam no processo após o ajuste. (Exemplos: Variações na matéria-prima, erros de operação, imprecisão no ajuste da máquina, desgastes de ferramentas, dentre outras.)

     

    Agora que entendemos o que são causas especiais e padrões, vamos responder a pergunta, será que, se tivermos causas especiais, o processo deverá ser considerado como fora de controle???

    Um processo está sob controle estatístico (estável) quando não existem causas especiais. O fato de um processo estar sob controle estatístico não implica que o mesmo está produzindo dentro de um nível de qualidade aceitável. O nível de qualidade de um processo é estudado via uma técnica denominada análise de capacidade/performance. O objetivo é desenvolver uma estratégia de controle para o processo que nos permite separar eventos relacionados a causas especiais de eventos relacionados a causas comuns(falhas na sistemática do processo). Desta forma, para um dado processo, um gráfico de controle pode indicar a ocorrência de causas especiais de variação.

      

    Pontos fora do limite de controle (pontos de onde? Da estatística, ou seja, ultrapassou o normal)

    Os pontos dentro dos limites superiores e inferiores de controle mostram que o processo sofreu variações de causas comuns. Nesse sentido, se um ou mais pontos ultrapassam essas linhas, as variações ocorreram por causas especiais. Neste caso, este fator merece atenção do gestor.

     

    Fontes: 

    https://bomcontrole.com.br/controle-estatistico-processo-cep/

    http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/causas-comuns-e-especiais-de-variacao

  • Deus me ajude amanhã com essa banca porque olha :/