-
N²
P: se não forem humanos
Q: microorganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis
PQ
v v
v f
f v
v f
Exatamente 4 linhas
-
Apesar da primeira proposição nos induzir ao erro por supor que teria um conectivo ^ (e) , "microorganismos e animais", por apresentar apenas um verbo ela será representada da seguinte forma:
P ---> ~Q
Ou seja;
Temos apenas duas letras P e Q, logo:
2^2 ( dois elevado a dois) = 2 x 2 = 4 linhas
Questão ERRADA , não apresenta mais de 5 linhas !!
Bons Estudos !!!!!
-
Rener Arrow, só em marte mesmo, mas a questão afirmou que teria "mais" de 5 linhas.
-
o Rener Arrow quis mostrar que acertou a resposta. Mas, mesmo assim é muito desatento.
-
discordo do gabarito do casal federal, apesar de ter entendido com o comentário.
A expressão seria: ~P--->Q.
pois o desde que equivale ao se então, com oq está antes sendo a condição necessária (consequente) e o que vem depois sendo a condição suficiente (antecedente).
nessa mesma prova tem uma questão de equivalência que corrobora isso.
-
A proposição P é uma condicional do tipo p-->q. Como ela é formada por n = 2 proposições simples, o número de linhas de sua tabela-verdade é dado por:
2 = 2 = 4 linhas
Item ERRADO.
-
microrganismos E animais geneticamente modificados são patenteaveis, DESDE QUE sejam humanos
(p ^ q) --> r
no meu ponto de vista a banca ignorou o conectivo E oque tornaria a questão correta tendo 2 elevado a terceira potência que é igual a 8
-
A frase P nos mostra que, se uma condição for atendida (não forem seres humanos), um resultado é alcançado (os seres vivos podem ser patenteados). Temos a condicional:
Não forem seres humanos –> os seres vivos são patenteáveis
Em uma condicional p–>como esta, sabemos que p é condição suficiente para q, e q é condição necessária para p. Portanto, este item está ERRADO, pois ele afirma que p é condição necessária para q.
Resposta: E
Estratégia Concursos, Prof. Brunno Lima
-
Eu erraria essa questão várias vezes e não por falta de entendimento, mas sim pela evidente presença do conectivo (e). Tanto ele existe que a banca usou o verbo no plural (são). Não anulou ou mudou o gabarito, porque não quis. O negócio é decorar o entendimento da banca nesse aspecto!
-
P: “Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis, desde que não sejam humanos”
desde que = Se ... então (portanto pega o proposição e inverte colocando o se ... então)
Reescrita de P: Se não for humanos, então em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis.
Abreviando: Se não são humanos, então seres vivos modificados são patenteáveis. (Pois o restante é uma mera explicação da proposição, assim esse E ai no meio esta apenas enumerando)
Portanto tem 2 proposições simples. Cada letra equivale a 2, assim 2 x 2 = 4.
-
É uma oração explicativa:
seres vivos, como microrganismos e animais geneticamente modificados, são patenteáveis
-
De uns tempos pra cá a CESPE mudou seu entendimento, mas nessa época entendia que orações com sujeito composto como nesse caso "seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis" eram simples; logo, à época da questão a resposta era 4 (quatro) mesmo.
Hoje o entendimento não é mais esse, mas, sim, o que se coaduna com o entendimento majoritário que é o de que na presença de dois sujeitos e apenas um verbo, ainda assim, ter-se-á duas proposições simples.
Não me lembro da questão em específico em que houve essa discussão, mas acho que foi uma de meados de 2018, pela qual a banca considerou esse último entendimento como correto.
Desse feito temos como atual resposta 8 (oito) linhas.
Isso só mostra como, de modo geral, essa banca é contraditória e, infelizmente, leva o candidato à loucura, tendo que anotar suas "jurisprudências".
Obs.: Queria catar a tal questão, mas tô correndo contra o tempo haha. abrçs.
Bons estudos.
-
Esse "desde que" do Cespe...
-
lembrando que essa conjunção aditiva retoma o mesmo argumento, se expressasse outra ideia ai sim teríamos 3 argumentos