-
Condição suficiente = o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
Condição necessária = o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.
Bons estudos
-
Ué, não entendi o motivo dessa questão estar errada. A proposição P é uma condicional invertida, escrevendo-a na forma direta e a simbolizando ficaria desta forma:
- Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
- Simbolizando: (I ^ T) -> C
Logo, o fato de o desenvolvimento de um remédio exigir muito investimento (Proposição I) é condição suficiente SIM para se afirmar que o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto (Proposição C), pois ele vem antes. Suficiente = Antecedente.
Não identifiquei o erro, alguém ajuda?
-
Gabriel Vacaro, você mesmo demonstrou o erro:
- Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento "E" leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
- Simbolizando: (I ^ T) -> C
(I^T) são condição suficiente, não apenas uma delas...
-
Suficiente----Necessária (sempre nessa ordem)
-
A condição suficiente é o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo
Lembrando que no caso temos um condicional invertido
-
A condição suficiente é :o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo. Não apenas a primeira parte, como afirma a questão!
-
P: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.
P: Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo (p), então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto (q).
Na condicional, p é condição suficiente para q, enquanto q é condição necessária para p.
Ou seja, somente o fato de o desenvolvimento de um remédio exigir muito investimento não é condição suficiente para se afirmar que o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, pois além do alto investimento há a questão do tempo.
-
Gabarito: errado
--
P: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.
Condição suficiente;
Condição necessária.
Portanto, estaria certa a questão assim:
Conforme a proposição P, o fato de o desenvolvimento de um remédio exigir muito investimento é condição necessária para se afirmar que o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
-
Copio aqui a maneira como reescrevemos P:
“Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto”.
Em uma condicional (p e q)-->r como esta, (p e q) é condição suficiente para r. Portanto, o fato “o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo” é suficiente para afirmarmos que “o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto”.
Este item está ERRADO, pois a condição suficiente é a conjunção “o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo”.
-
Tem gente justificando errado ai...
Estão esquecendo de inverter a lógica da causa e consequência...
A preposição suficiente é essa parte ai mesmo, o erro está em não incluir "...e leva muito tempo."
-
Apareceu na prova termos como "condição necessária" e "condição suficiente" sempre vai estar ligada a um Se ... então.
➜ Bizu: Se de suficiente ... então de necessário
P: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.
Reescrita de P: Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
Portando: Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo (é suficiente), então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto (necessário).
Assim, gabarito errado, pois faltou a parte "e leva muito tempo".
➜ Atenção: Já que, uma vez que, pois, desde que = Se ... Então
Outra questão: Q820864
-
QUESTÃO ME PEGOU 2 VEZES , MAS NAO PROVA NÃO . ENTENDI ...AGORA..Condição suficiente = o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
Condição necessária = o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.
-
Bom dia pra quem já acordou (05:20)!
Galera é o seguinte.
Ex:
A -> B
Meu macete: Surfar é Necessário
A ---> B
Surfar = suficiente kkkkk
Olha a proposição P.
A: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto = CONDIÇÃO SUFICIENTE.
B: uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo = NECESSÁRIA
Ela inverteu a condição..
Grande Abraço! #Estudareocaminho #forca #foco #fe
-
Repare que
podemos dizer que
O desenvolvimento do remédio não exigir muito investimento é suficiente para levar muito tempo.
-
Atentem-se aos comentários; acredito que todos têm boa intenção, mas muitos explicam erradamente. Vejam:
Percebe-se que a proposição P é uma condicional e está em ordem inversa ( a conjunção causal aponta isso "uma vez que), já que em um condicional segue a ordem de causa -> consequência, enquanto a proposição supracitada está na ordem consequência -> causa.
Portanto:
P: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo É IGUAL A:
P: Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto.
Em uma condicional P -> Q, temos que P é a condição suficiente para Q, enquanto Q é a condição necessária para P ( em uma bicondicional ambas são suficientes e necessárias).
Ora, sendo assim, de fato, o desenvolvimento de um remédio seria condição suficiente para a proposição "o tempo previsto em lei para a validade da patente de uma fármaco é curto"; contudo, podemos perceber que não, haja vista que a condição suficiente é composta por duas proposições simples ligadas pelo conectivo "e".
Dessa forma, temos que "o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo" são as condições suficientes para "o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto", porque para que toda a proposição A ^ B seja verdadeira, ambas as proposições terão que ser verdadeiras.
-
Temos duas condições suficientes. A banca não restringiu, apenas perguntou se era condição suficiente e é, logo discordo do gabarito.
-
P: o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e Q: leva muito tempo. = P ^ Q Condição Suficiente
Está invertida!
-
achei que a omissao do "leva muito tempo" nao deixaria o item errado, errei...