SóProvas


ID
2462611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Das proposições P, Q, R, S e C listadas a seguir, P, Q, R e S constituem as premissas de um argumento, em que C é a conclusão: P: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, uma vez que o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento e leva muito tempo.

Q: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo, já que o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo.

R: Se o tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto, a lei de patentes não atende ao fim público a que se destina.

S: Se o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo, a lei de patentes não atende ao fim público a que se destina.

C: Se o desenvolvimento de um remédio exige muito investimento, ou o desenvolvimento de um software não leva muito tempo, então a lei de patentes não atende ao fim público a que se destina.

Com base nessa argumentação, julgue o item seguinte.

A proposição “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é longo” constitui uma correta negação da proposição “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto”.

Alternativas
Comentários
  • Solução:

    Essa questão pega muita gente bem preparada. Devemos ter em mente que o tempo previsto pode ser longo, pode ser curto, mas também pode ser o adequado, ou seja, nem longo nem curto. Assim, a negação de “algo é curto” é dado por “algo NÃO é curto” que é diferente de dizer que “algo é longo”.

    Item

    errado

    .

  • Concordo que está errado. 

    O professor do Estratégia também.

     

    Solução: Essa questão pega muita gente bem preparada. Devemos ter em mente que o tempo previsto pode ser longo, pode ser curto, mas também pode ser o adequado, ou seja, nem longo nem curto. Assim, a negação de “algo é curto” é dado por “algo NÃO é curto” que é diferente de dizer que “algo é longo”.

     

    Item errado.

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2014/12/Prova_2014_INPI_raciocinio_logico_resolucao.pdf

  • O Cespe tem destas questões, mas concordo que temos que contar com a sorte para ser o caso em tela ou não.

    Por exemplo, para negar a proposição "Eu comprei uma casa" basta dizer "Eu não comprei uma casa". É assim em 95% dos casos, insere-se o NÃO antes do verbo da proposição.

     

    Maaaas, há proposição que podem ser negadas sem a utilização do não. É o caso, por exemplo, da proposição "José está vivo". Para negar a proposição, pode-se tanto dizer que "José não está vivo" como também "José está morto". Ambas significam a mesma coisapois ou ele está vivo ou está morto, não existe um meio termo!

     

    Nesta questão, portanto, o CESPE utilizou esta lógica. Fui nela e acertei a questão, mas concordo que também foi um pouco de sorte, pois não dá para adivinhar o que o examinador considerou na hora de elaborar a questão. Se uma coisa não é curta, sim, ela pode ser "média", mas considerando a sua NEGAÇÃO ela então será longa. Não sei se me fiz entender, mas comentei apenas para ficarem atentos a questões deste tipo do Cespe, porque elas existem e não adianta chorar! Abraços!!

  • Apesar que eu tenha acertado está questão, também não concordo, pois estou de acordo com a explicação do colega Eron Junior.

  • Olha, sinceramente em questões do CESPE (apesar de eu também não concordar) devemos adotar essa ideia de que a negação de VIVO é MORTO, de LONGO é CURTO, de SATISFAÇÃO é INSATISFAÇÃO e por aí vai.... até sabemos que isso é verdade, entretanto para a lógica temos algumas lacunas, pois algo que não é curto não será necessariamente longo.

     

    Acertei a questão por não entrar em atrito com o enunciado, o negócio é se adaptar à banca e não brigar com ela.

     

    Bons estudos

  • Imoral  

  • GABARITO: CERTO

     

    Errei a questão, mas é uma bela questão pra derrubar muitos candidatos e nos deixar preparados para a classificação. Avante!

     

    Deus é a nossa força!

  • Curto = Não longo

  • Se você estudou o assunto........... errou!!! 

    "Tamo junto".

  • E o fármaco MÉDIO tem não? kkkkk ah sacanagem

  • Se não está quente, está frio? 

     

    Complicado...mas fazer o que?

  • ser contrário não é negação, uma pena essa questão.

  • É uma tendência da banca CESPE utilizar antônimos  de palavras para negar proposições, ela não anula esse tipo de questão e nem possui entendimentos diferentes para embasar recursos, sabendo disso só nos resta se adaptar à banca e acertar questões desse tipo no futuro.

  • Malditos sejam os examinadores da CESPE. Uma variável qualitativa pode ter vários valores e se ela nao dá a porra dos valores é foda. O tempo pode ser curto, longo, medio, Médio-baixo, Médio-alto, enfim pode ser qualquer coisa desde que você defina. Porém esses doidos do cespe consideram esse tipo de questão como variávies Binárias ou seja só aceitam 0 ou 1 ou nesse, caso longo e curto. Sempre que o Cespe vier com essa palhaçada considere a palavra dita como um valor e seu antônimo como valor contrário e nada mais.

  • A maior surpresa dessa questão é não saber como a cespe ainda não mudou o nome da empresa para "Porque eu quero LTDA".

  • Errei feio essa!! eu sempre digo:cabeça de examinador do cespe é igual bunda de galinha,nunca sabemos o que virá!

    só nos resta anotar e engolir o choro!

     

  • Utilização de sinônimos para a negação:

    “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é longo

     “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto”.

    Correta a questão.

  • Pohaa passei 2 horas para transpor cada premissa para no final a questão perguntar isso.. kkkk

  • Essa cespe é uma peste mesmo! gabarito questionável.

    para os não assinantes: GAB CERTO

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Copiando o comentario do colega A. Almeida que é muito bom pra decorar essa perola da CESPE e não cair mais nessas palhaçada dela:

     

    "Devemos adotar essa ideia de que a negação de VIVO é MORTO, de LONGO é CURTO, de SATISFAÇÃO é INSATISFAÇÃO e por aí vai.... "

  • Fica um debate na cabeça:

    "Sim, a negação de curto é longo...

    E também é 'não é curto'...

    Mas e se a banca não quer essa resposta?

    Mas e se ela quiser como 'não é curto'?

    Mas e se quiser a resposta 'longo'?"

     

    No fim a gente ainda erra.. =/

  • Crianças, não se esqueçam que isso é uma questão de raciocínio lógico, não de português.

    Saudações de Marte.

  • tomar no C.......

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Proposição CG1A5AAA

    A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.

    Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.

    E) A qualidade da educação dos jovens desce ou a sensação de segurança da sociedade aumenta.

    essa porr@ nao foi considerada o gabarito, vai entender mano

    mais uma

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Considerando a proposição P: Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores, julgue o próximo item a respeito de proposição logicamente equivalente. 

    A negação da proposição “cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão” é logicamente equivalente a “cada um busca o pior para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo ou você não toma uma decisão”.

    errado

  • Não aceito... so poderia ser negação se houvesse duas possibilidades como impar ou par,

    dizer que algo não é longo não é possivel deduzir que é curto

  • Quem não errou então Acertou? Não, pode ter deixado em branco kkkkkk

  • Verdadeira questão da teórica cespiana

  • Tomar no C... mesmo. Isso não pode, não se nega as palavras e afirma ser a negação da argumentação !! Nas provas da Iades, por exemplo, a resposta é errada.

  • A banca pediu UMA negação da proposição.

    Seriam possíveis DUAS negações: Tempo médio ou tempo longo.

    Observem que a banca utilizou um artigo indefinido (uma), que pela sua função sintática nos permite inferir que o termo o qual qualifica é um termo vago, impreciso ou geral.

    Caso fosse utilizado um artigo definido (o, a, os, as), como o próprio nome já diz, seria estabelecida uma qualificação precisa, particular e exata. Portanto, chegaríamos à conclusão de que a única possibilidade seria a trazida na assertiva e, neste caso, o gabarito estaria equivocado.

    A questão está correta e não merece anulação, assim como não o foi.

  • Assim tá difícil, há divergência entre as bancas e explicações de professores a respeito desse tipo de questão.

    A negação seria dizer que não é longo.

    Não se pode deduzir que o que não é longo é curto.

    Não necessariamente!!!!

    Pode ser médio.

  • a questao é de logica. nao de interpretaçao de texto. extao nao viaja!

    se o tempo nao é longo, é curto. ponto final. RLM!!!

    se fosse interpretação de texto o 'tempo' poderia ser medio, meio longo, um pouco curto etc...

  • Não concordo com o gabarito pq o que não é curto não necessariamente é longo.

  • A banca considerou o item CORRETO, entendendo que “é longo” é uma negação de “é curto”. Sendo mais rigoroso, a negação de “é curto” deveria ser “não é curto” (afinal, se o tempo não é curto, não é preciso que necessariamente seja longo – talvez seja o tempo adequado, nem curto nem longo demais). 

  • Poxa Cespe, negação não é antônimo...

  • Discordo do gabarito! Negação não é antônimo. Não se trata de interpretação, como a colega Taciana está alegando. É uma questão de raciocínio lógico mesmo. A própria Cespe já deu como errada negações como essa. A banca precisa é definir oq pensa a respeito e parar de confundir os candidatos com suas lógicas equivocadas, se contradizendo.
  • Ridícula essa questão...

    Ele poderia considerar ERRADO tbm..

    Na prova eu não marco!

  • Esse CESPE não dá pra ENTENDER mesmo...Gabarito Ridículo e extremamente QUESTIONÁVEL...

    QUANDO O CESPE INVENTA MODA na Resposta definitiva, é realmente uma VOADORA em quem estuda, de modo que  NINGUÉM ENTENDE NADA...RSRS

     

  • A representação nas proposições textuais ocorre geralmente com a palavra não, mas também pode aparecer palavras antônimas. Por exemplo,

  • Quer dizer então Cespe que necessariamente o que não é longo é curto e vice-versa????

    Essa é nova!!!

    Existem questões que o gabarito é engolido a seco!

  • O professor do Alfacon fala sobre algumas palavras que podem ser consideradas negações umas das outras quando trocadas. São exemplos :

    morto - vivo

    aprovado - reprovado

    aberto - fechado

    aceso - apagado.

    Acredito que as palavras "curto" e " longo" também seguem a mesma regra.

    para exemplificar :

    Uma das negações de "joão está morto" é "joão está vivo".

    uma das negações de "o portão está aberto" é " o portão está fechado"...

  • A negação não ocorre exclusivamente com o acréscimo do 'NÃO'. A negação pode ser feita simplismente furando a ideia.
  • O tipo de questão: Quem estudou se lascou e quem não estudou acertou, fim.

  • Beleza, então para o CESPE, se eu disser "O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco É MÉDIO" eu não poderei atribuir valor verdadeiro/falso, pq o tempo ou e curto ou é longo. Tá "serto".

  • Vou parar de estudar e começar fazer provas de raciocínio sem estudar só assim vou bem

  • Primeiro: Curto e Longo são adjetivo, que um termo subjetivo, e assim não há como garantir ser verdadeiro ou falso.

    Segundo: Curto e Longo não são termos dicotômicos/binário, temos intermediário para adjetivar prazos.

    Portanto a questão é FALSA

  • Delta Brandão, na primeira questão, a alternativa (e) está errada por que o conectivo de disjunção inclusiva ''ou'' não foi negado devidamente pelo conectivo de conjunção ''e''.

    Na segunda questão, a alternativa está errada por que em primeiro lugar a Negação proposta da proposição da questão está errada. E mesmo que estivesse certa, na alternativa que você diz que deveria estar certa está dizendo que a equivalência de ''e'' é ou, quando na verdade ''ou'' é negação de ''e'' e vice-versa.

    Então o erro não está nos antônimos e sim na estruturação da lógica proposicional destas questões, são pegadinhas e você nem percebeu. Em suma, nada tem a ver com o erro desta questão em que nós estamos reclamando sobre.

  • Perder uma questão dessa na prova deve doer

  • Tipo de questão que quando você erra significa que estudou.

  • Errei aqui, mas na prova deixaria em branco !

  • Não sei nem errar;

  • Questão pegadinha do cespe. Não presica usar as outras premissas, só a R, daí só negar e pronto. Questão dada para quem prestou atenção;.

  • Qualquer tempo NÃO-CURTO (médio, longo, intermediário, quase-longo, etc.) é uma correta negação da proposição que afirma um prazo curto.

  • As duas premissas podem ser falsas ao mesmo tempo. Ainda não compreendi pq é uma negação correta. Para mim a negação deveria ser "O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco NÃO é curto".

  • Quem também ERROU por achar que uma coisa que não é longa, não necessariamente é curta ? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • GAB: CERTO

    Discordo do gabarito. O prazo pode ser médio, intermediário... logo o correto seria NÃO é curto.

  • Gabarito do CESPE: Certo.

    Acho que sempre que topar essa questão, marcarei errado sem medo. Recentemente, a quadrix tentou fazer a mesma coisa que o CESPE fez nessa questão e a questão foi anulada.

    Q1132515 (Quadrix)

    A frase “A casa é de qualquer cor, menos branca” é a negação da frase “A casa é branca”.

    Inicialmente, a quadrix tinha dado como gabarito certo, mas ao fim, a questão foi anulada.

    Bons estudos.

  • Oxe, então a máxima que eu aprendi de que "NUNCA SE MEXE NOS ELEMENTOS DA PROPOSIÇÃO, APENAS NOS CONECTIVOS" não está correta. =/

  • O que me garante que algo que não é longo é necessariamente curto? Discordo plenamente desse gabarito!!

  • Essa vai pro meu caderno de questões inúteis e repetidas.

  • q questão estranha. pq ñ foi anulada ainda ?

  • Nao sei se existe teoria para isso, mas a ideia da questão é discutir o fato de que é possível que exista mais de uma negação para uma proposição.

  • A negação de uma proposição é aquela que a torna falsa.

    tempo curto - a torna falsa por isso é negação

    repare que tempo médio também a torna falsa, sendo assim também seria uma negação.

  • É uma das negações, mas não a única.

    Correto!!!!

  • Cespe considera as seguintes negações .

    inocente/culpado

    par/ impar

    menor/ maior

    difícil/ fácil

  • outra de quem acertou, errou

  • Discordo desse gabarito no sentido. Há casos em que poderá ser aplicada essa lógica e casos em que não, pelo menos é o que eu acho. Ex: João está morto. João está vivo. até porque não existe meio vivo. Mas voltemos a questão. Dizer que o que não é curto é nescessáriamente longo eu não concordo. Mas vida de concurseiro é assim mesmo. Na próxima eu boto que eles quiserem.
  • Depende da personalidade do dia do examinador.

    Tem dia que ele considera antônimo correto, tem dia que não.

  • Quer dizer que não existe tempo MÉDIO então é?!

    Ê cebraspe!

    Questão erradissima!

  • Mais vale virar bandido que perder a vaga por uma questão fuleira dessas.

  • O fato de NÃO ser curto, não quer dizer que é longo. Poderia ser médio. Sacanagem essa questão.

  • A negação se da pelo Verbo ou pelo Adjetivo? trocar o adjetivo é negar?

    Peço correção por favor amigo !

  • Se acertou pq estudou...estude +

    se acertou pq chutou...coloque o pe na forma

  • já cai muito em antônimos do cespe em rlm, hj não mais.

  • Questão mais sem lógica. Vai entender o CESPE...

  • QUESTÃO errada. Delírio do examinador.

    Não ser longo não é necessariamente ser curto.

    Ser categórico assim vale para situações de: aberto ou fechado, vivo ou morto...

    Não é o caso da questão.

  • creio que a questão escolheu seu palavreado cuidadosamente para confundir o candidato.

    Acredito que "tempo longo" é sim uma correta negação de "tempo curto", mas não a única negação possível. Se a assertiva falasse em "tempo médio", acredito que essa seria outra correta negação de "tempo curto".

    Pensando a respeito: se eu perguntasse "João é baixo?" e respondessem "João é mediano", isso seria uma resposta negativa à minha pergunta. Também seria uma resposta negativa se respondessem "João é alto".

  • Examinador do cebraspe que se preze nao nega longo com curto.

  • isso sim é uma subjetividade absurda. Como faz pra saber se o certo da negação é meter um ''não'' ou é o antônimo kk ?

  • cuidado:

    Ano: 2021 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A negação de “Algum agente que trabalha no distrito policial tem tipo sanguíneo igual a O− ” é:

    RESPOSTA: Todo agente que trabalha no distrito policial tem tipo sanguíneo diferente de O− .

    A cespe não considerou que a NEGAÇÃO DE O - SERIA O + CUJA ALTERNATIVA LETRA A DA QUESTÃO ACIMA.

  • A proposição “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é longo” constitui uma correta negação da proposição “O tempo previsto em lei para a validade da patente de um fármaco é curto”.

    Certo!

  • questão com enunciado longo apenas para cansar o candidato. não há necessidade de ler toda questão.. tem que ficar esperto..