-
Na hora da montagem, denota-se a conjunção "já que" que é CAUSAL , ou seja, é a causa da afirmação "O tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo".
Logo, a assertiva apenas botou a proposição na ordem direta, como se fosse língua portuguesa, portanto, é a mesma frase abordada de forma diferente.
-
Essa é a chama condicional Invertida. O CESPE gosta dela.
Quando há uma frase com as conjunções causais (porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que), então quer dizer q ela está invertida.
Basta colocar na ordem direta para ver o tradicional "Se...então.."
-
UAAAAIIIII????
Alguém poderia me ajudar a entender essa questão está CORRETA?
Segue abaixo meu argumento
O tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo, já que o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo.
A → B
É EQUIVALENTE PELA FRASE ABAIXO:
Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo.
B → A
COMO A FRASE DE CIMA PODER SER EQUIVALENTE COM A FRASE DEBAIXO SE AS EQUIVALÊNCIAS DA CONDICIONAL SÃO:
A → B => SE n B → A
=> n A OU B
-
Pessoal...respondendo a minha própria pergunta acima.
Os CONECTIVOS "JÁ QUE" e "UMAS VEZ QUE" mesmo sendo CONDICIONAL "não deverão" trocar o sinal, pois é CERRRRRRTEZA de fazerem a mesma análise que fiz anteriormente, ok? Essa é uma boa dica.
Por isso É EQUIVALENTE
Bom...é isso.
FOCO..FORÇA E FÉ.
"FAÇAM O POSSIVEL E DEIXE O IMPOSSIVEL COM DEUS"
-
A ordem da frase está inversa em virtude do conectivo "já que", quando esse tipo de conectivo aparece devemos reescrever a frase como o Fernando fez abaixo. :
Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo.
A pergunta é : A proposição Q é equivalente a “Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo”. ?????
Resposta: É equivalente sim, uma vez que é a mesma frase, não mudou nada.
-
É português ou RL?
-
Q: O tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo, já que o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo.
“Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo”.
-
Eu pensei que o já que tava no sentido de POIS. o Pois é condicional, invertendo as premissas, na maioria das vezes, claro.
-
Em Q temos uma condição (“o desenvolvimento não exige muito investimento ou não leva muito tempo”) que leva a um resultado (“o tempo de validade é longo”). Podemos reescrevê-la assim:
“Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo”.
Temos exatamente isso neste item, o que o torna CORRETO.
-
Fui seco negando o ''OU''.
-
EQUIVALÊNCIA DO SE ENTÃO , NÃO INVERTE E NEGA? APRENDI DESSE JEITO, ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR???
-
CERTA
A questão pergunta qual proposição logicamente equivale à seguinte proposição:
“O tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo, já que o desenvolvimento de um software não exige muito investimento OU não leva muito tempo”.
O termo “já que” pode ser substituído por “se”.
Sendo assim, a proposição inicial pode ser reescrita como: “Se o desenvolvimento de um software não exige muito investimento ou não leva muito tempo, então o tempo previsto em lei para a validade da patente de um software é longo”.
Portanto, a questão está correta.
Fonte: estratégia
-
Eu mais uma vez caindo na condicional invertida!
-
41% de erros, me incluindo.