-
Nos últimos dez anos, toda a agenda dedicada aos problemas globais de suprimento e poluição da água concentrou-se nas catástrofes que se abatem sobre os países pobres. A cada Fórum Mundial da Água – o último ocorreu este ano na Cidade do México, a Organização das Nações Unidas (ONU) publica dados alarmantes sobre o número de pessoas sem acesso a água potável. O levantamento mais recente indica que atualmente 1,1 bilhão de seres humanos sofrem com a escassez de água.
Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália compartilham dilemas como exaustão dos recursos hídricos, salinização das reservas, contaminação por insumos agrícolas e altos custos de manutenção da infra-estrutura de captação e tratamento de água.
Gustavo Faleiros - Fonte: O Eco
-
nao tendi nd
-
"Tendo a temática abordada no texto...", que não cita absolutamente nada sobre os EUA ou países ricos, julgo que a resposta correta seria Errado, pois nada posso afirmar a respeito desses países. O texto fala que "quatro bilhões de pessoas sofrem", mas não especifica em que local do planeta elas estão.
-
Resposta completamente randomica!
-
texto incompleto
-
O texto está incompleto. Não é possível, depreender, inferir ou qualquer coisa que o valha deste excerto. No site (correiobraziliense ) é possível visualizar o texto completo. A passagem do texto que menciona os EUA é esta abaixo:
Com o impacto causado durante a crise hídrica de São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizou, em 2015, o Seminário Internacional Gestão da Água em Situação de Escassez. O evento contou com presença de representantes da Austrália, da China, da Espanha, dos Estados Unidos, do Japão, de Israel, de Cingapura, do Uruguai e do México, países que passaram por situações críticas como as vivenciadas agora no Brasil. Um dos exemplos mostrados no fórum foi a escassez que atinge grandes centros urbanos, como a Califórnia, estado mais populoso dos Estados Unidos, onde, em 2015, foi implantado um racionamento, buscando reduzir em 25% o consumo da população.
-
Independentemente da classe social, da localidade, da raça, da cor ou do gênero, todo ser humano precisa ter acesso à água potável para sobreviver.
-
Galera, a questão é de Atualidades e não de português. Apesar disso, o enunciado diz o seguinte:
Tendo a temática abordada no texto como REFERÊNCIA INICIAL, julgue o item subsequente.
Então, conforme as notícias citadas pelos colegas:
Gab: Certo
-
da pra inferir tranquilamente que ate no acre ha falta d agua... questao simples
-
Texto incompleto msm.. ainda bem que li os comentarios até o fim pq nem com mt "viagem" daria para acertar esta questão so com este pedaço de texto! obg!
-
Isso é tipíco de CESPE
-
Mas gente, a questão só pedia um pouco de conhecimento sobre o mundo atual. E, se você o tem, sabe que, atualmente, em qualquer país, seja ele rico ou pobre, podem existir problemas no abastecimento de água potável
-
CERTO
-----------------------------------------
Questão de atualidades… dá para deduzir sim, que os EUA ou vários outras países que poderiam ser citados sofrem com a falta d'agua.
Escassez de água é novidade no DF, mas atinge milhões de pessoas no mundo. A escassez de água pode até ser novidade para os moradores do Distrito Federal, mas, mundo afora, esse é um problema que atinge milhões de pessoas.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/04/02/interna_cidadesdf,585441/como-enfrentar-a-crise-hidrica-no-df.shtml
02/04/17 (noticia)
04/06/17 (prova)
#sucesso
-
Nossa que questão bosta, mal elaborada, um lixo.
-
Parem de reclamar das questões e se concentrem em dar um jeito de acertá-las. Reclamar não adianta de nada. Infelizmente é a realidade.
-
O texto serve para cansar o candidato, que tem pouco tempo para muitas questões. A pergunta é de atualidades. Dá para responder mesmo sem ler. Como um colega acima citou, não é questão de português e interpretação de texto, mas sim de ATUALIDADES. Abraços.
-
Aí vc entra nos comentários p ver algum esclarecimento e só tem reclamação...
-
Pessoal, como já falaram, não se trata de questão incompleta. Parece óbvio que há escassez de água, mas o sentido da questão é "você sabe se a falta de água está atingindo inclusive os países mais ricos?", ou seja, quer saber se você está atualizado!
-
Só Jesus de Nazaré na causa!
-
Hoje, o problema de escassez de água não atinge somente os países emergentes ou subdesenvolvidos, também muitos países ricos têm sofrido com isso, o Brasil sofre com a falta de água, mesmo sendo um país com abundância em água, imagine os Estados Unidos, ter dinheiro é uma coisa, ter água é outra!
-
Galera uma dica, diversas e por diversas questões não precisa ler o texto, quem costuma ler todos os textos das provas o rendimento tende a diminuir, fique atentos quanto a isso, prestem mais atenção na questão do enunciado e marque sem medo! Indico que vocês façam teste quanto a isso, com resoluções de questões aplicando o métado de se basear no enunciado da questão.
Creio que de modo estratégio a banca já aplica os textos para eliminar canditados que não estejam ciente dessa metologia de cobrança de questões.
Atenção! Foco! Fé em Deus de Israel! E Sucesso!
-
Certa vez, Eu vi uma reportagem na qual havia (ou ainda há) uma cidade que tem sofrido o racionamento de água nos EUA.
Vi a teconlogia que eles usavam pra superar o problema.
Eles garantiram que apesar da escassez, continuarão vivendo tranquilamente.
Aí pergunto a mim mesmo: P q nosso país não investe na mesma tecnologia?
Aliás, como um país riquíssimo em água potável sofre a ausência dessa?
Nos EUA pode até ser que a falta d'água aconteça, mas sabem driblar!
-
Nesse caso não é necessário ler o texto pois é uma questão de atualidades, mas não é inteligente generalizar essa informação.
-
pra q por um texto de apoio inutil deus, pra que?
-
CERTO
"Os Estados Unidos assistem a uma silenciosa crise de água potável na qual o caso de poluição na cidade de Flint (Michigan) parece ser só a ponta do iceberg de uma situação com graves consequências a médio prazo, se medidas não forem tomadas o mais rápido possível."
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/a-silenciosa-crise-da-agua-que-afeta-os-estados unidos,3a8aad2cb1e83e5f1dc5790b7fba547a8r0hsrgw.html
-
E o "governo" atual vendendo o Aquífero Guarany... Dá prá acreditar que isso esteja acontecendo?
-
Em Dezembro de 2010. A WWF –World Wildlife Fund- apresentou um relatório de nome “Países ricos, pobre água". A publicação contraria a ideia de que apenas países pobres enfrentam problemas no que se refere à escassez de água.
Aponta que, na verdade, Japão, EUA, Austrália, Espanha e algumas áreas do Reino Unido já começam a sentir os efeitos negativos resultantes da combinação entre mudanças climáticas, infraestrutura inadequada e desperdício de recursos hídricos.
A apresentação do relatório foi feita pouco antes da Semana Mundial da Água, evento que aconteceu em Estocolmo, entre 20 e 26 de agosto. A proposta foi de reforçar a necessidade de consumo consciente da água de forma a evitar desperdícios e excessos.
Ao mesmo tempo o relatório destaca que a desigualdade entre as nações agrava o problema . Assim, enquanto o consumo na União Europeia e nos Estados Unidos é calculado em torno de 350 litros per capita / dia, na África o consumo despenca para algo entre 10 e 20 litros per capita /dia.
No entanto, todos tem que participar da proposta de uso consciente da água. O uso excessivo em um lado causa mudanças no curso de rios e no regime de chuvas, por exemplo, o que pode afetar partes do planeta que pareciam a salvo. Afinal, é um planeta só. E todos os biomas estão de uma forma ou outra ligados.
As melhores informações sobre a questão da água são disponibilizadas pro organizações não governamentais como a WWF e pelas instituições de cada Estado que cuidam da questão ambiental.
Percebe-se então que a afirmativa apresentada é verdadeira
Gabarito do professor: CERTO.