SóProvas


ID
2462896
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Escassez de água é novidade no DF, mas atinge milhões de pessoas no mundo 


Independentemente da classe social, da localidade, da cor ou do gênero, todo ser humano precisa ter acesso à água potável para sobreviver. E a necessidade de uso desse bem natural, que é limitado, obriga o homem a se desdobrar para encontrar novos modos de abastecer uma população que só cresce. A situação vivida atualmente pelos brasilienses não é um caso isolado. Segundo estudo da Science Advances, publicação científica, cerca de quatro bilhões de pessoas sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês no ano.

Internet:<www.correiobraziliense.com.br>.

Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.

Transferência de água entre bacias hidrográficas é uma das opções que os governos de diversos países têm para minimizar o problema da escassez hídrica, medida que o Brasil ainda não adotou.

Alternativas
Comentários
  • O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais relevante iniciativa do governo federal dentro Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente.

  • O que essa questao tem de interpretação? Deveria ser classificada como questão de conhecimentos gerais em geografia e não como questão de português!

  • Atualidades!?

  • "ATUALIDADES"

  • Atualidades.....

     

  • Prestar a aenção com as palavras NEGATIVAS, com muita INTENCIDADE, SÓ, SOMENTE. Estas palavras geralmente na CESP - 

    é ERRADA.

  • Questão bastante atual! Temas como meio ambiente e políticas públicas. Como disse a Brenda: O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais relevante iniciativa do governo federal dentro Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente.

    A primeira parte do projeto foi entregue esse ano, logo após o impeachment, já na gestão de Michel Temer

  • não é questão de interpretação não. é conhecimento gerais mesmo.

     

    Eu te pergunto pra que a pessoa cola o texto da bacia do rio são francisco aqui? vc nao vai ter acesso a ele na prova mesmo

  • Não sei com certeza, mas imagino que - muito pelo contrário - com a transposição das águas do São Francisco, uma obra monumental, o Brasil tenha se tornado um dos países de ponta no que se refere a transferência de água entre bacias hidrográficas.

  • A transposição de águas de uma bacia hidrográfica para a outra não é uma prática apenas da atualidade como forma de solução para a escassez de água em determinadas regiões. Há muito esta técnica é utilizada, principalmente através da construção de canais de irrigação. Isso foi feito, por exemplo, pelos egípcios na antiguidade.
    A técnica vem sendo bastante utilizada ao redor do mundo, apesar da comprovação de que os impactos ambientais são muitos e, muitas vezes, irreversíveis. Segundo estudos da WWF (World Wildlife Fund) as obras de transposição são, na maioria das vezes, bastante caras, além de comprometerem os fluxos naturais de rios e aumentarem processos erosivos
    Há também a possibilidade de redução da capacidade dos cursos d'água de promover de usos dos recursos hídricos nas bacias doadoras de água, como abastecimento, navegação e irrigação. Por isso deveria ser , segundo especialistas do WWF , a última opção depois de terem sido esgotadas todas as possibilidades de normalização de fornecimento de água em regiões dela carentes. No Brasil há vários exemplos de transposição de águas de rios como aquela feita no Rio Tietê. A maior e mais polêmica até hoje é a transposição de águas do Rio São Francisco, mudando seu curso natural. A proposta visa , ao menos em tese, irrigar a parte semi- árida do Nordeste. 
    Paralelamente aos argumentos de caráter ambiental, há a defesa de que a transposição irá tirar água de regiões mais povoadas e ativas para áreas de menor população. O contra argumento é que a vinda da água irá estimular negócios e viabilizar maior população nas áreas receptoras. Por conta de debates com argumentos dos dois lados, a transposição, que traz a construção de quilômetros de canais, que deveria ficar pronta em 2012, só o será ( talvez) em 2022. Face ao que foi acima explicado, podemos afirmar que a afirmativa apresentada na questão não é verdadeira: no Brasil faz-se transposição das águas de rios. 

    Gabarito do professor: ERRADO.