SóProvas


ID
2463319
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                         Que medicina nos espera amanhã?

Temos medicina primária que não necessita de minhas críticas. Basta consultar a imprensa diariamente. Essa endemia na saúde, que persiste há décadas, mata milhares de vezes mais que as epidemias virais que hoje nos acometem. Os órgãos oficiais fazem campanhas, muitas vezes demagogicamente, apenas na hora da desgraça, não entendendo, ou não querendo entender, o significado da palavra prevenção, que é o pilar fundamental de qualquer sistema de saúde.

Metade da população não é servida por saneamento básico. Em compensação, a medicina terciária, da qual nos orgulhamos pela qualidade atingida, deveria estar em centros especializados devidamente localizados, espalhados pelo país, de preferência perto de centros universitários, de acordo com as necessidades regionais. Os gastos com tecnologia se reduziriam muito e equipamentos caríssimos não ficariam encaixotados, deteriorando-se, ou em mãos inexperientes, sem condições de ser utilizados. Por que, então, foram encaminhados a esses locais?

Para agravar, a maioria das escolas forma profissionais especializados, geralmente mais interessados em técnicas e métodos, e não em clínica. O contato com o paciente, o ouvir, o olhar, o palpar, o auscultar foram substituídos pelos exames complementares. O indivíduo transformou-se em algo secundário, meio de fazer funcionar uma máquina de produzir dinheiro, pois a medicina se transformou num grande negócio, nas mãos de empresários com enorme poder econômico. Julgo precisarmos mais de ética que de técnica. Mas ética “não dá dinheiro”.

A tecnologia transformou-nos numa tecnocracia dominadora amoral, quando deveria estar a serviço do paciente, comequilíbriodeinteressesenecessidades.Ela nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva.

A ciência também é amoral e deve ser digerida pela moral social. Quanto de tecnologia inútil se produz e se utiliza diariamente e quanto de ciência se publica para apenas engrossar currículos, sendo colocadas logo após na biblioteca do esquecimento, das inutilidades, sem colaborar em nada para uma saudável evolução? Quantos artigos médicos, além de aulas e conferências, são fraudados para convencer os menos informados a assumir determinadas condutas? Essa cultura já impregnou as academias médicas e as piores consequências se fazem sentir na qualidade do ensino e da assistência.

Como dizia Karl Marx, os setores que dominam o sistema financeiro, “ao fundarem a produção econômica na exploração da ciência aplicada, e ao monopolizarem em seu proveito as invenções tecnológicas”, caminhariam a passos largos para um domínio sem escrúpulos, amoral, das ciências. O paciente tornou-se um meio, e não um fim. Mesmo não sendo marxista, admiro a antevisão que teve esse pensador.

Demorará para sairmos desse padrão, em direção a uma situação eticamente aceitável, pois a mudança depende dos responsáveis por essa situação.

[...]

MADY, Charles. Que medicina nos espera amanhã? Estadão. 5 abr. 2016. Disponível em:<https://goo.gl/OFL5vW> . Acesso em: 20 mar. 2017 (Fragmento adaptado).

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os recursos materiais tornam-se destrutivos quando não contrabalançados pelo poder intelectual.

II. O autor compara um dos problemas na área da medicina a uma doença.

III. Há muita tecnologia produzida que se torna inutilizada rapidamente.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • PODER MATERIAL QUE SE TÓRNA DESTRUTIVO, CASO NÃO HAJA CONTRABALANÇO COM O PODER INTELECTUAL

  • Poder material PODE-SE tornar, e não torna-se destrutivo como afirma a frase.

    "Ela nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva."

  • "III. Há muita tecnologia produzida que se torna inutilizada rapidamente. Como isso foi considerado correto?
    O próprio texto afirma que essa tecnologia já nasce inútil. E não que ela se torna inútil.

  • O comentário da Flávia está corretíssimo!!!

  • Srtª Flavia Rita esta de parabêns. 

     

  • Com relação ao item II. O autor compara um dos problemas na área da medicina a uma doença.

    Onde no texto encontro essa comparação?

  • Sério que este trecho "Quanto de tecnologia inútil se produz e se utiliza diariamente" valida o item III???? 

     

    III. Há muita tecnologia produzida que se torna inutilizada rapidamente.

     

    No trecho afirma que a tecnologia é sim utilizada, apesar de não ser util.

     

  • II - Essa endemia na saúde, que persiste há décadas, mata milhares de vezes mais que as epidemias virais que hoje nos acometem.

    III - ...quanto de ciência se publica para apenas engrossar currículos, sendo colocadas logo após na biblioteca do esquecimento...

  • O comentário da Flavia StaRita é muito pertinente. Cai na "pegadinha" desta questão em não notar que PODE é algo que não necessariamente tornaria destrutiva.

  • Eu vi o que a Flávia Rita falou e entendi o ponto dela, mas não acho que esse seja o motivo de o item I estar errado.
    Eu exerguei a quesão de outra forma: Prestem atenção.

     

    Vamos voltar mais um poucoquinho no texto, pq é importante enxergar a oração como um todo...

     

    O texto diz :  "A TECNOLOGIA  transformou-nos numa tecnocracia dominadora amoral, quando deveria estar a serviço do paciente, com equilíbrio de interesses e necessidades. Ela ( ELA QUEM?? ORA, A TECNOLOGIA)  nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, PODE TORNAR-SE DESTRUTIVA

    Agora me digam QUEM pode tornar-se DESTRUTIVA??? o "poder material" / " Os recursos materiais" ( como afirma o item I) ou a TECNOLOGIA???

    Gente é obvio que o erro do item foi um erro de CONCORDANCIA!

    Notem que  a palavra está flexionada (DESTRUTIVA)  devido ao substantivo feminino TECNOLOGIA. E NAO DEVIDO A "RECURSOS MATERIAIS"

    SE FOSSE ESSE O CASO, DEVIRIA ESTAR ESCRITO:

    ".... nos dá poder MATERIAL que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, PODE TORNAR-SE DESTRUTIVO"

    logo o correto é : 

    Ela, (A TECNOLOGIA)  nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, PODE TORNAR-SE DESTRUTIVA.

  • Concordo com o estevão: a questão é mais simples do que todos estão comentando aqui.

    "A tecnologia transformou-nos numa tecnocracia dominadora amoral, [...]. Ela nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva."

    Foi a TECNOLOGIA não os recursos materiais .... que tornam-se destrutivos quando não contrabalançados pelo poder intelectual

    Pronto!

    Se a I está errada, só pode ser a alternativa C

  • Indiquem para comentário do professor QC. Até agora, mesmo com o comentário da Flavia Rita, não há esclarecimento total da questão. Inclusive, acredito que nem o professor do QC consegue explicar, pois algumas respostas dessa banca é 'porque Deus quis'.

  • Questão polêmica! Inicialmente tinha marcado a letra A. Pq considerei a I e a II como corretas e a III errada. Depois fui analisando cuidadosamente e percebi que a I CERTAMENTE ESTÁ ERRADA. A I está errada pq fala que os RECURSOS MATERIAIS TORNAM-SE DESTRUTIVOS e no texto o que pode se tornar destrituiva É A TECNOLOGIA e não os recursos. " Ela nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva." A tecnologia - destruitiva e não os recursos destrutivos. ok. 

    o item II - está correto. Logo no início do texto o autor compara os problemas a uma doença quando ele diz: " Temos a medicina primária. Essa endemia na saúde, que persiste há décadas, mata milhares..." ou seja, ele compara a medicina primária a uma doença, dizendo que ela é uma endemia que mata muitas pessoas. 

    O item III, para mim, ficaria errado simplesmente por causa da palavra : " rapidamente". No texto fala que a tecnologia fica deteriorando-se, sem condições de utilização, mmmmaaaasss não fala que é RAPIDAMENTE. Aliás, se pensarmos com o nosso conhecimento de mundo, uma tecnologia não fica inutilizada rapidamente, ela demora a deteriorar. Enfim!! Questão polêmica. 

    Acertaria a questão se tivesse a certeza que o item I está errado e o II correto. Por eliminação. 

  • Errei a questão com base nesse raciocínio:


    Quanto de tecnologia inútil se produz e se utiliza diariamente e quanto de ciência se publica para apenas engrossar currículos, sendo colocadas logo após na biblioteca do esquecimento, das inutilidades, sem colaborar em nada para uma saudável evolução? 


    O texto fala de tecnologia inútil e não tecnologia que se torna inútil, ultrapassada, por exemplo, rapidamente.



  • Será que o item III está correto, porque essa tecnologia que se torna "inutilizada rapidamente" se refere à tecnologia que cai "em mãos inexperientes, sem condições de ser utilizados" (linha 8)?

  • Estevão tem razão, pois pensei da mesma forma.

  • III. Há muita tecnologia produzida que se torna inutilizada rapidamente.

    quanto de tecnologia inútil se produz e se utiliza diariamente e quanto de ciência se publica para apenas engrossar currículos, sendo colocadas logo após na biblioteca do esquecimento, das inutilidades

  • Resolução estratégica da questão:

    A proposição (I) aparece em todas as alternativas de resposta, exceto letra (C).

    I - "Os recursos materiais tornam-se destrutivos quando não contrabalançados pelo poder intelectual."

    O texto diz: "Ela (a tecnologia) nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva.

    Texto dá a ideia de possibilidade, não de certeza. Eliminando a proposição (I), a única resposta possível é a letra (C).

    Obs: Sobre a proposição (III) concordo que é debatível, e eu mesmo errei a questão. Mas acho que, nestes casos, é bom tentar achar uma solução estratégica para evitar ter que entrar com recurso. Nas provas da FUNDEP, há várias questões que podem ser resolvidas desta maneira.