-
Alguém consegue me explicar o porquê do radiador ser considerado um sistema aberto? Ao meu ver seria um sistema fechado.
-
Inicialmente também considerei como um sistema fechado.
No entanto, pesquisei e vi que o radiador é considerado como um sistema aberto porque nele ocorre fluxo de massa. Em um sistema fechado ocorre apenas fluxo de energia (ex.: calor, trabalho). Já no sistema aberto, ocorre tanto fluxo de energia quanto fluxo de massa de/para o sistema.
Através do radiador, acontece a passagem de líquido de arrefecimento quente (proveniente do motor), com seu resfriamento a partir da troca de calor com o ar que passa pelo radiador e posterior retorno, já em temperatura mais baixa, ao motor.
-
só complementando... mas é a vida e a banca manda.
A banca considerou aberto, mas no livro de Marco Rache (Mecânica Diesel) ele define os tipos de sistema de refrigeração a água:
a) sistema de termossifão
b) sistema de radiador aberto ou comum
c) sistema de radiador selado ou pressurizado onde a diferença pro radiador aberto é que este trabalha à mesma pressão atm, enquanto no sistema de radiador selado funciona com a pressão um pouco maior, geralmente 1,6xpatm. Sendo assim ele exige radiadores e e tubulações mais reforçadas e mais caras. O consumo de água é menor e é muito melhor em épocas de grande calor . Dificilmente nesse sistema a água do radiador ferve, portanto ele é mais seguro.
-
Alguém teria uma boa referência bibliográfica sobre essa questão?
-
A bibliografia deve ser o Van Wylen de Termodinâmica.
O sistema aberto há fluxo de massa.
No sistema fechado não há fluxo de massa.
A banca se referiu ao tipo de análise termodinâmica que se utiliza somente no radiador, você deve considerar que há um fluxo de água quente que entra e sai a uma temperatura mais baixa.
-
Um sistema termodinâmico é definido como uma quantidade de matéria de massa e identificada fixas. Tudo o mais externo ao sistema é chamado vizinhança ou exterior e o sistema é separado da vizinhança por meio das fronteiras.
Um sistema isolado é aquele que não é influenciado, de forma alguma, pelo exterior. Isso significa que calor e trabalho não cruzam a fronteira do sistema.
Um sistema é defenido qd se trata com uma qtd fixa de massa, e um volume de controle é especificado quando a análise envolve um fluxo de massa.