SóProvas


ID
2464384
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O motor de combustão interna produz movimentos de rotação por meio de combustões dentro de cilindros fechados. Suas partes principais são: cabeçote, bloco, conjuntos das bielas e árvore de manivelas.

Sobre o cabeçote pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • é onde é feita a queima da mistura ar/combustível.

  • que questão mal elaborada. A queima ocorre na câmara de combustão, a mesma formada pela junção do bloco com o cabeçote.

  • Será avaliado cada alternativa e irá ser feito uma breve explicação das partes do motor.

    (A)            é a estrutura principal do motor.

    ERRADO. Bloco: É a parte central do motor, é considerado a principal estrutura por sustentar todas as outras partes. Nele direta ou indiretamente, são acoplados os componentes que compõe o motor. São normalmente construídos de ferro fundido, mas a este podem ser adicionados outros elementos para melhorar suas propriedades.

    (B)             é onde é feita a queima da mistura ar/combustível.

    CORRETO. Cabeçote: O cabeçote é a parte superior do motor, tem a função de tampar os cilindros, formando a câmara de combustão na parte superior do bloco do motor. Nele, ocorrem altas pressões por conta do pistão que comprime a mistura, no caso do ciclo Otto, ou o ar, no caso dos motores de ciclo Diesel. Geralmente, possui orifícios com roscas onde são fixadas as velas de ignição ou os bicos injetores e alojadas as válvulas de admissão e escape ou descarga. A união do bloco com o cabeçote, em razão da total vedação, requer uma junta de amianto revestida de metal. Normalmente os cabeçotes de motores resfriados a água são fabricados em ferro fundido, e em circunstâncias especiais que exige pouco peso, são fabricados em alumínio.

    (C)             produz movimentos de rotação por meio de combustões dentro de cilindros fechados.

    ERRADO. Aqui temos uma definição do que o motor de combustão interna faz, o motor de combustão interna transforma energia térmica (calorífica) em trabalho mecânico (energia mecânica), ou seja, produz movimentos de rotação por meio de combustões realizadas dentro de cilindros fechados.

    (D)            transforma os movimentos retilíneos alternados dos êmbolos em rotação da própria árvore de manivelas.

    ERRADO. O conjunto biela-virabrequim transforma o movimento retilíneo dos pistões em movimento rotativo do virabrequim. As bielas são consideradas o braço de ligação entre os pistões e o eixo de manivelas; recebem o impulso dos pistões, transmitindo-o ao eixo de manivelas ou virabrequim.

    Resposta: B

  • pensei que a queima do combustível acontecia no interior do cilindro.

  • Acho que esta questão é passível de recurso. A queima do ar+combustível é feita na câmara de combustão, que, por sua vez, é constituída do Bloco e cabeçote do motor.

  • No meu ponto do vista, a questão realmente é passível de anulação. Pois a queima ocorre na câmara de combustão, a mesma formada pela junção do bloco com o cabeçote.

    Mas a alternativa B é a ""menos errada"". Então daria pra acertar.

  • Cabeçote: Estão câmaras de combustão, onde é feita a queima da mistura ar combustível

    Bloco: Estrutura principal do motor, onde estão agregados , entre outros, os seguintes elementos:

    1. Cilindros e êmbolos.
    2. Árvore de manivelas
    3. Cabeçote

    Conjunto Móvel: É formado pelas bielas, êmbolos, anéis e árvore de manivelas e transformar o movimento retílineos alternados dos êmbolos em rotação da própria árvore de manivelas.

    Fonte: Apostila Mecânica Automotiva do Senai.