SóProvas


ID
2464387
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A fadiga é uma forma de falha que ocorre em estruturas que estão sujeitas a tensões dinâmicas e oscilantes como, por exemplo, pontes, aeronaves e componentes de máquinas.

Sobre a fadiga é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Com frequência descobre-se que membros de máquina falharam sob a ação de tensões repetidas ou flutuantes. Todavia, uma análise mais cuidadosa revela que as tensões reais máximas estavam abaixo da resistência última do material e, inclusive, abaixo da Tensão de Escoamento. A característica mais distinguível dessas falhas é que as tensões foram repetidas muitas e muitas vezes, daí a falha ser denominada falha por fadiga.

    As falhas por fadiga têm aparência similar à de uma fratura frágil, uma vez que as superfícies estriadas são planas e perpendiculares ao eixo de tensão:

    Já a alternativa B) “o limite de resistência à fadiga representa a grandeza desse nível constante de tensão, abaixo do qual a fadiga irá ocorrer”, está INCORRETA porque o Limite de Resistência à Fadiga representa a grandeza desse nível de Tensão, abaixo do qual a Fadiga NÃO ocorrerá.

    Por sua vez, a alternativa C) “      as marcas de estrias se formam sobre componentes mecânicos que experimentam a interrupção da tensão aplicada, podendo ser observadas a olho nu”, está INCORRETA porque as estrias se formam em componentes que, após iniciarem-se os estágios de fratura por fadiga, continuam sendo submetidos à Tensão até a completa fratura.

    Os estágios da falha por fadiga são:

    ·        Estágio I: corresponde ao início de uma ou mais microtrincas (não discerníveis a olho nu causadas por deformação plástica acíclica seguida de propagação cristalográfica estendendo-se por dois a cinco grãos relativamente à origem;

    ·        Estágio II: compreende a progressão de micro a macrotrincas, formando superfícies de fratura com platôs paralelos, separados por sulcos também paralelos, tais platôs são normalmente lisos e normais à direção de máxima tensão ou tração, as superfícies citadas podem ser onduladas e escuras e ter bandas leves conhecidas como marcas de praia ou marcas de concha de ostra;

    ·        Estágio III: que ocorre no ciclo de carga final, quando o material remanescente não pode suportar as cargas, resultando em fratura rápida e repentina.

    Por fim, a alternativa D) “              as marcas de praia de fadiga possuem dimensões microscópicas e cada uma é considerada representativa da distância de avanço da extremidade da trinca devido a um único ciclo de carga”, está INCORRETA pois as marcas de praias ou, ainda, marcas de concha de ostra são visíveis a olho nu e cada uma não representa a distância de avanço da extremidade da trinca devido a um único ciclo de carga. Na verdade, as superfícies fissuradas abrem e fecham de acordo com os ciclos de carregamento e descarregamento, roçando-se umas nas outras. A aparência delas depende das mudanças do nível e frequência do carregamento.

    Resposta: A

  • A) CORRETA

    B) o limite de resistência à fadiga representa a grandeza desse nível ALTERNADA de tensão, abaixo do qual a fadiga irá ocorrer.

    C) as marcas de PRAIA se formam sobre componentes mecânicos que experimentam a interrupção da tensão aplicada, podendo ser observadas a olho nu.

    D)as marcas de ESTRIAS de fadiga possuem dimensões microscópicas e cada uma é considerada representativa da distância de avanço da extremidade da trinca devido a um único ciclo de carga.

    LETRA A

  • Creio que na letra B também esteja incorreto o "abaixo da qual". Correto seria "acima da qual".