SóProvas


ID
2465674
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie as descrições sobre os principais sinais e sintomas do luto.

I. Sentimentos: emancipação, alívio, desamparo, tristeza.

II. Cognições: descrença, confusão, preocupação, alucinações.

III. Comportamentos: transtornos do sono, isolamento social, choro.

IV. Queixas somáticas: raiva, sensação de presença da pessoa falecida, hiperatividade.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Considerações sobre o Luto (DSM V):

    No luto, o afeto predominante inclui sentimentos de vazio e perda

    A disforia no luto pode diminuir de intensidade ao longo de dias a semanas, ocorrendo em ondas, conhecidas como “dores do luto”. Essas ondas tendem a estar associadas a pensamentos ou lembranças do falecido.

    A dor do luto pode vir acompanhada de emoções e humor positivos que não são característicos da infelicidade e angústia generalizadas de um EDM.

    O conteúdo do pensamento associado ao luto geralmente apresenta preocupação com pensamentos e lembranças do falecido

    No luto, a autoestima costuma estar preservada. Se presente no luto, a ideação autodepreciativa tipicamente envolve a percepção de falhas em relação ao falecido (p. ex., não ter feito visitas com frequência suficiente, não dizer ao falecido o quanto o amava).

    Se um indivíduo enlutado pensa em morte e em morrer, tais pensamentos costumam ter o foco no falecido e possivelmente em “se unir” a ele

  • Os principais sintomas e sinais do processo de luto, segundo Rangé e Cols (1998) podem ser: ✔ Sentimentos: culpa e autorrecriminação; raiva; tristeza; fadiga; solidão; ansiedade; choque; emancipação; alívio; anseio pela presença do outro; desamparo; estarrecimento. ✔ Cognições: preocupação; descrença; confusão; sensação da presença; alucinações. As cognições negativas têm um importante função no desenvolvimento das emoções. ✔ Comportamentos: transtorno do apetite; transtorno do sono; sonhos com a pessoa morta; isolamento social; passeios a lugares que lembram a pessoa perdida; evitação de coisas que lembrem a pessoa morta; portar objetos que pertenciam a ela; choro; hiperatividade ✔ Fisiológicos: aperto no peito; nó na garganta; vazio no estômago; hipersensibilidade ao barulho; sensação de despersonalização; fraqueza muscular; falta de ar; falta de energia; boca seca.

    A partir do trecho exposto, diz-se que a IV está errada pois traz comportamentos e sentimentos e não queixas somáticas.