SóProvas


ID
2466982
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Conservação Preventiva abarca procedimentos relacionados à adequação das condições ambientais físico-químicas sob as quais uma coleção se encontra, partindo de três ambientes básicos onde está inserido o acervo. Esses três ambientes são:

Alternativas
Comentários
  • A Conservação Preventiva abarca procedimentos relacionados à adequação das condições ambientais, físico-químicas, sob as quais uma coleção se encontra. Parte das relações que envolvem o macro ambiente, o ambiente médio e o microambiente do entorno do acervo.

    O macro ambiente pode ser compreendido como o “situ”, o local em que se encontra localizada a instituição. Da região ao clima, da paisagem externa ao prédio, das instalações físicas à sala, todas essas relações são pensadas para a avaliação de um projeto. A partir delas, sistemas de controle ambiental mecânicos e não mecânicos podem ser avaliados; reformas e construções planejadas de forma adequada à salvaguarda dos objetos; sistemas de iluminação e controle de poluentes são previstos e programas de controle de praga são implementados.

    O médio ambiente refere-se à sala ou espaço de guarda ou exposição, e encontra nos parâmetros anteriores uma projeção específica, pontual e em referência ao espaço maior.

    O microambiente diz respeito a mobiliário, sistemas de organização, mapotecas, estantes, armários, plataformas e compactadores deslizantes. Avalia a exposição das obras, artefatos e objetos à luz, umidade, poeira e os riscos de impactos físicos e esforços mecânicos. Empilhamento, atrito, compactação ou mau posicionamento dos acervos, além da qualidade dos materiais, estabilidade e adequação do mobiliário são observados nesse ambiente. Também consiste na avaliação dos invólucros diretamente em contato com os elementos das coleções. Acidez ou alcalinidade dos papéis, caixas e envelopes; qualidade dos materiais plásticos, das colas e das tintas; rigidez ou flexibilidade que implicam no esforço estrutural das obras. Todas essas questões são avaliadas para a escolha das embalagens ou dos materiais de suporte utilizados nas propostas museográficas.

    Eventualmente, cada uma destas questões pode ser abordada separadamente ou em conjunto, considerando as prioridades e as chamadas específicas em programas de projetos que atendam a demanda de museus.

    Fonte: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000004/0000046b.pdf