SóProvas


ID
2467267
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao analisar a trajetória do Serviço Social na área da saúde, principalmente a partir dos anos noventa, identifica-se que alguns desafios estão postos na atualidade. Considera-se que os dois projetos existentes na saúde, estão em disputa: o projeto da Reforma Sanitária X o projeto privatista (BRAVO, 1999). O atual governo ora fortalece o primeiro projeto, ora mantém a focalização e o desfinanciamento, características do segundo. Percebe-se, entretanto, uma ênfase maior no projeto privatista. O Serviço Social não passa ao largo dessa tensão. As duas tendências que atravessam a profissão, nesse momento, são a intenção de ruptura e a conservação dessa tendência. Na área da saúde, onde esse embate claramente se expressa, a crítica ao projeto hegemônico da profissão passa pela(o)

I. reatualização do discurso da cisão entre o estudo teórico e a intervenção.

II. crença na existência de políticas públicas eficazes e eficientes.

III. necessidade da construção de um saber específico na área, que caminha tanto para a negação da formação original em Serviço Social ou deslancha para um trato exclusivo de estudos na perspectiva da divisão clássica da prática médica.

IV. resgate, no exercício profissional, de um privilégio da intervenção no âmbito das tensões produzidas subjetivamente pelos sujeitos, que tem sido autodenominada pelos seus executores como Serviço Social Clínico.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • II. crença na existência de políticas públicas eficazes e eficientes. FALSA

  • PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLITICA DE SAÚDE . PÁG.25