-
TIPOS BÁSICOS DE DECISÃO
Os quatro tipos de decisão podem ser assim descritos:
Computação: quando há certeza em relação a causalidade e aos resultados, a estratégia computacional é a indicada para a tomada de decisão. Torna-se um assunto técnico e mecânico. É a chamada decisão programada, em que a máquina e o computador prestam excelentes resultados.
Julgamento: quando as causas são incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas, a tomada de decisão traz dificuldades e complexidades que desafiam a análise objetiva. Trata-se de uma decisão não-programável e, quando se repete freqüentemente, pode ser tratada através de estimativas probabilísticas.
Compromisso: quando há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambigüidade e incerteza quanto às preferências dos resultados esperados, surge a estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência. Se os recursos são escassos ou limitados, como geralmente o são, os cursos alternativos de ação são escolhidos em função do sucesso em alguma direção, mas como as preferências são incertas e ambíguas, deve-se acomodar as preferências concorrentes dos tomadores de decisão.
Inspiração: é a situação em que ocorre incerteza tanto quanto às causas como quanto às preferências de resultado. É o caso das situações caracterizadas por confusão ou caos, em que as pessoas não concordam com causas ou preferências e as decisões ocorrem por inspiração, muitas vezes sem lógica nenhuma.
-
O gabarito é a letra A.
É o tipo de decisão Inspiração que ocorre no ambiente de turbulência/ambiguidade (mudanças
rápidas). Ocorre quando todas as informações (alternativas, resultados, causas e objetivos) são
incertas, desconhecidas e insuficientes.
Estratégia Concursos-Prof. Stefan Fantini
-
- Incerto + Incerto = Inspiração
- Certo + Certo = Computação
- Compromisso = Discordância das preferências ou Incerteza das preferências
- Julgamento = Discordância da relação causa-efeito (causa incerta)
Os três primeiros são mais fáceis de guardar.
-
Classificações das decisões de acordo com as condições ambientais:
Levando em consideração as 4 “condições ambientais” (certeza, risco, incerteza e turbulência/ambiguidade), Thompson classificou as decisões em 4 tipos básicos:
Computação: É o tipo de decisão que ocorre no ambiente de certeza. Ocorre quando todas as informações (alternativas e resultados) são adequadas e suficientes. Tratam-se de decisões programadas, ou seja, decisões “padronizadas”, utilizadas para responder a situações cotidianas, que ocorrem regularmente. Nesse caso, as máquinas e computadores são ferramentas que auxiliam e trazem excelentes resultados.
Julgamento: É o tipo de decisão que ocorre no ambiente de risco. As alternativas são incertas e discutíveis. Contudo, os resultados são certos e claros. Tratam-se de decisões não programadas.
Compromisso: É o tipo de decisão que ocorre no ambiente de incerteza. As alternativas são certas. Contudo, os resultados são incertos e ambíguos. Tratam-se de decisões não programadas. Inspiração: É o tipo de decisão que ocorre no ambiente de turbulência/ambiguidade (mudanças rápidas). Ocorre quando todas as informações (alternativas, resultados, causas e objetivos) são incertas, desconhecidas e insuficientes. É caracterizada pela confusão e pelo caos. As pessoas discordam das alternativas e dos resultados e, muitas vezes, decidem por intuição e inspiração.