SóProvas


ID
246829
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No início do exercício financeiro, órgão da Administração Pública precisa fazer empenho de despesa para pagamento de energia elétrica durante o exercício. Esse empenho será na modalidade

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 4320/64, ART 60, § 2º,  "Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar". Como não é possível calcular quanto se gastará de energia elétrica no ano, o empenho dessa despesa será por estimativa.
  • ORDINÁRIO = pagamento único
    ESTIMATIVA = valor indefenido e pagamento parcelado
    GLOBAL = valor definido e pagamento parcelado
  • GABARITO OFICIAL: E

    É utilizado nos casos cujo montante da despesa não se possa determinar, podendo o pagamento ser efetuado uma única vez ou parceladamente. Por essa razão, estima-se um valor e se estabelece um cronograma de pagamento. Os empenhos estimativos normalmente são aqueles utilizados para despesas tais como: energia elétrica, telefonia, água, imprensa oficial e outras para as quais não se possa definir o valor exato da fatura.

    Fonte: www.estudaqui.com.br

    Que Deus nos Abençoe !
  • Empenho ordinário

    É o correspondente à despesa com montante perfeitamente conhecido, cujo pagamento deva ser efetuado de uma só vez, após sua regular liquidação.

    Empenho estimativo

    É utilizado nos casos cujo montante da despesa não se possa determinar, podendo o pagamento ser efetuado uma única vez ou parceladamente. Os empenhos  estimativos normalmente são aqueles utilizados para despesas tais como: energia elétrica, telefonia, água e outras para as quais não se possa definir o valor exato da fatura.

    Empenho global

    É o utilizado para atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento  cujo valor exato possa ser determinado. Exemplos: alugueis, prestação de serviços por terceiros etc. A diferença entre o empenho estimativo e o global é que o estimativo permite o reforço já o global não

  • gostei do comentário a cima.. porem ainda restou umas duvidas...

    empenho empenho global é feito em parcela unica e parcelado?

    qual é a diferença realmente entre empenho global e ordinário?
  • Não dá para prever quanto virá a conta de luz (energia elétrica), a conta de água, a de telefone. Logo, quando houver uma despesa na qual não há previsão de quanto será o valor tem-se o empenho por estimativa.
    Estimativa (dicionário) = cálculo aproximado, mas não certo.



  • Exatamente o que a Núbia falou.
    Não tem como prever quanto de energia elétrica será gasto no exercício, logo este Empenho deve ser feito na modalidade ESTIMATIVA.
  • ordinário=sabe o valor e paga só uma vez

    global= é parcelado 

    estimativo=nao sabe o valor

  • Ordinário: valor conhecido, pago em única parcela - Global: valor conhecido, pago parcelado - estimativo: valor estimado, pago em única parcela ou parcelado
  • Ora, não há como saber qual o valor exato das contas de energia e, além disso, é algo que muda de valor o tempo todo e existem ainda os casos das bandeiras. Resumindo: como não há como saber o valor exato a ser pago, a única modalidade cabível é a estimativa!