Gabarito: d) A duplicação do DNA é condição determinante para que a célula entre em divisão. Em consequência, o cromossomo metafásico é composto por duas moléculas de DNA, cada qual presente em uma das duas cromátides, que constituem o cromossomo.
b) Os cromossomos, na grande maioria dos organismos, são visíveis apenas durante a intérfase celular, especificamente na fase G1, etapa do ciclo celular em que estão altamente condensados. Errada. Justificativa: Os cromossomos durante a intérfase encontram-se descondensados (propicionando maior acesso a maquinaria de transcrição).
c) Os cromossomos telocêntricos apresentam centrômero central, dividindo-o em dois braços com tamanhos iguais. Já os cromossomos com braços de tamanhos desiguais são chamados metacêntricos. Errada. Justificativa: Telocêntrico: Ocorre quando o centrômero está em cima de um dos polos. Esse tipo de cromossomo não existe na espécie humana. Metacêntrico: Ocorre quando o centrômero está no centro, dividindo os dois braços em tamanhos iguais.
e) Cada cromossomo é constituído por duas regiões longitudinais idênticas, chamadas cromátides, que são unidas pela constrição secundária. A quantidade de centrômeros define quatro tipos de cromossomos: metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. Errada.O que define se os cromossomos serão metacêntricos, subcêntricos, acrocêntricos ou telocêntricos é a posição dos centrômetros, e não a quantidade como afirmado pela assertiva.