SóProvas


ID
2468818
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No estudo do texto, foram apontados alguns fatores que garantem a textualidade. Um desses fatores é a coesão textual que “diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual” (KOCH, 2013, p.18). Nesse sentido, Halliday & Hasan (apud KOCH, 2013, p.18-22) distinguem cinco mecanismos de coesão.

KOCH, I. V. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2013.

Considere as assertivas seguintes:

I. Referência: [...] os itens da língua que não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, mas remetem a outros itens do discurso necessários à sua interpretação.

II. Substituição: [...] omite-se um item lexical, um sintagma, uma oração ou todo um enunciado, facilmente recuperáveis pelo contexto.

III. Elipse: consiste [...] na colocação de um item em lugar de outro(s) elemento(s) do texto, ou até mesmo, de uma oração inteira.

IV. Conjunção: [...] permite estabelecer relações significativas específicas entre elementos ou orações do texto.

V. Coesão lexical: é obtida por meio de dois mecanismos: a reiteração e a colocação.

Conforme exposto na obra, dos itens apresentados acima, são considerados mecanismos de coesão:

Alternativas
Comentários
  • Os itens abaixos estão trocados. Portanto, por eliminação, temos apenas como certa a opção D.

    II. Substituição: [...] omite-se um item lexical, um sintagma, uma oração ou todo um enunciado, facilmente recuperáveis pelo contexto.

    III. Elipse: consiste [...] na colocação de um item em lugar de outro(s) elemento(s) do texto, ou até mesmo, de uma oração inteira.

  • Gabarito - D


    Coesão por Referência


       Ocorre quando determinado elemento textual se refere a outro, substituindo-o. A referência, a princípio, pode ser em relação a um dado externo (exofórica) ou interno (endoforica) ao texto.


    Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto.

    Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.

    2. Coesão por substituição


        Ocorre quando há colocação de um item no lugar de outro ou até de uma oração inteira. Pode ser nominal (feita por meio de pronomes pessoais, numerais, indefinidos, nomes genéricos como coisa, gente, pessoa) e verbal (o verbo “fazer” é substituto dos causativos, “ser” é o substituto existencial).

     3. Elipse


       A elipse acontece quando omitimos um termo que já foi apresentado anteriormente e que devido ao contexto criado pela oração se torna fácil lembrar esta expressão. A elipse é bastante utilizada tanto na linguagem escrita, quanto na oralidade, pois torna o entendimento do texto mais fácil, apesar da omissão de termos.

     4. Conjunção


       É diferente das outras relações de coesão, pois não está apenas relacionada a retomada de algo já expresso no texto. Os elementos conjuntivos são coesivos de maneira indireta, devido a relação que faz entre os períodos e sentenças.

    -Advérbios e locuções adverbiais, -Conjunções coordenativas e subordinativas:-Locuções conjuntivas-Preposições

    -Itens continuativos-Coordenativas


    5. Léxico


    É um tipo de coesão obtida pela reiteração de itens lexicais idênticos ou que possuem o mesmo referente. Inclui-se aí, também, o uso de nomes genéricos cuja função coesiva está no limite entre coesões lexical e gramatical ,nomes estes que estão a meio caminho do item lexical ,membro de um conjunto abeto e do item gramatical ,membro de um conjunto fechado.