-
Planejar – consiste num processo de antever e definir objetivos, estratégias, responsáveis, prazos e ações a serem realizadas ao longo do tempo.
Organizar – consiste em criar as condições necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Isto é, colocar a empresa na devida ordem.
Dirigir – consiste na execução das ações empresariais em busca dos objetivos. É a ação empresarial, propriamente dita.
Controlar – consiste no acompanhamento do que esta sendo feito. Para tanto se faz a mensuração do que é feito; a comparação com o planejado; e a correção, quando necessário, para que os objetivos sejam alcançados.
-
ERRADO
O planejamento é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações.
PRINCIPAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
• Planejar (definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza);
• Organizar (distribuir, atribuir, empregar, alocar recursos financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);
• Dirigir (coordenar, liderar, comunicar,treinar e motivar as pessoas);
• Controlar (mensurar e avaliar).
FONTE: Livro adm. geral para concursos - Coleção tribunais e MPU - Giovanna Carranza - Pág. 21.
-
Gabarito errado!
Trata-se de planejamento
-
A função administrativa que faz elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos é o PLANEJAMENTO.
Gabarito Errado.
-
ERRADO
Em Resumo - AULAS Carlos Xavier
Direção: é a função de dirigir a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos.
- Relaciona com as pessoas da empresa. (centrada nas relações humanas);
- São três as principais atividades desempenhadas pelo administrador: COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO;
- Aplicável a todas as pessoas que atuam dentro dos limites organizacionais.
-
DIREÇÃO:
Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver com as pessoas. Está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos e não humanos das empresas. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização com seus respectivos níveis hierárquicos.
Nota: Enquanto as demais funções administrativas – como planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção é um processo interpessoal que determina relações com indivíduos e grupos.
A função administrativa de Dirigir:
Dirigir os esforços para um propósito comum
Comunicar
Liderar
Motivar
Profº. Fábio Arruda Q.C
DEUS É CONTIGO!
-
Planejamento
E
-
O COMENTÁRIO DE MARLOS RIBEIRO SÓ RECEBEU 4 PONTOS POSITIVOS?!!, MERECE 1000 PONTOS POSITIVOS, OS TEMAIS 0 ( ZER///////O.
-
Direção - Processo interpessoal relacionado com a administração das relações entre membros e a organização. Envolve a orientação, motivação, comunicação, liderança, desenvolvimento de boas condições de trabalho e a resolução de conflitos.
-
Quem elabora as estratégias é o planejamento.Â
-
Tudo bem que a questão diz que "a direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos", induzindo o candidato a pensar que se trata da função de planejamento, mas não é isso que torna a assertiva incorreta.
Está errada, simplesmente, porque o examinador restringiu o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações. O processo administrativo está presente no nível estratégico, tático e operacional, e não somente na alta direção (nível estratégico).
-
Relação de planos e estratégias: planejamento
motivação: direção
-
A direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos (É o panejamento que faz isso) por meio da liderança da alta direção (não é apenas a alta direção) das organizações.
-
DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.
-
A direção é uma função administrativa que se distribui por todos os níveis hierárquicos das organizações. No nível institucional, denomina-se direção, no nível intermediário é chamada de gerência e no nível operacional recebe o nome de supervisão de primeira linha. Assim, quando falamos de direção, queremos dizer que no nível institucional o presidente e os diretores dirigem pessoas, no nível intermediário os gerentes dirigem pessoas e no nível operacional os supervisores dirigem pessoas.
Fonte: ADM GERAL E PUBLICA - CHIAVENATO - p. 388
-
ERRADO.
Quando falamos em DIREÇÃO, automaticamente lembramos de liderança. No entanto, a direção NÃO stá relacionada à elaboração de ações e estratégias. A função que elabora estratégias é o PLANEJAMENTO.
-
ERRADO
Planejamento: elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos.
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
A questão em análise requer do candidato um entendimento
sobre as funções da Administração, as quais são: planejar,
organizar, dirigir e controlar. A função
dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual
os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da
aplicação dos recursos da organização. Por outro lado, a função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução dos
planos e planejamentos da organização. Essa função relaciona-se à construção
dos Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional.
Portanto, podemos afirmar que a questão
em análise está errada, pois a função responsável por elaborar ações e estratégias
é a função planejar, e não a função direção.
Gabarito do Professor: ERRADO.