SóProvas


ID
2471275
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à auditoria, julgue o item.

Na análise qualitativa dos dados coletados e produzidos, pode-se adotar a triangulação, que, quando aplica diferentes métodos de pesquisa, pode valer-se de diferentes entrevistados para evitar vieses na coleta de dados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    Na análise e interpretação de dados qualitativos, pode-se adotar ainda (PATTON, 1987):
     

    a) Análise de conteúdo: técnica de análise sistemática de informação textual, organizada de forma padronizada, que permite realizar inferência sobre seu conteúdo. Pode ser usada para analisar transcrições de entrevistas  grupos focais e documentos, como relatórios, descrição de política pública. Recomenda-se usar software adequado em caso de grande quantidade de material a ser analisado.
     

    b) Triangulação: uso de diferentes métodos de pesquisa e/ou de coleta de dados para estudar a mesma questão, com o objetivo de fortalecer as conclusões finais, podendo assumir as formas a seguir indicadas:

    • coletar dados de diferentes fontes sobre a mesma questão;

    • empregar diferentes entrevistadores e pesquisadores de campo para evitar vieses na coleta de dados; (Não é entrevistados!!)

    • usar múltiplos métodos de pesquisa para estudar a mesma questão;

    • usar teorias diferentes para interpretar os dados coletados.
     

    c) Interpretações alternativas: uma vez formulada uma interpretação a partir das principais relações identificadas na análise, devem-se buscar interpretações alternativas; caso não sejam encontradas evidências substantivas que sustentem essas interpretações, reforça-se a confiança na interpretação originalmente formulada (PATTON, 1987). Em uma auditoria operacional de qualidade, os argumentos sustentados pela equipe devem ser confrontados com os melhores contra-argumentos possíveis (ISSAI 3000/4.5, 2004).
     

    d) Caso negativo: relacionado ao item anterior, trata-se de identificar as situações que não seguem a interpretação principal ou corrente em razão de circunstâncias específicas e que, por isso mesmo, funcionam como “exceções (casos negativos) que confirmam a regra” e que ajudam a esclarecer os limites e as características da interpretação principal


    http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A14DB4AFB3014DBAC9EC7B5EF9.
    bons estudos