SóProvas


ID
2471488
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As reflexões de estudiosos do fazer profissional do Serviço Social tem priorizado a análise da intervenção do Estado via políticas sociais públicas e seus efeitos na sociedade. Esse viés de análise pode levar a uma abordagem politicista das demandas profissionais. A adoção dessa análise politicista dos direitos sociais e das políticas sociais remete a um reconhecimento das desigualdades sociais como naturais, sem resguardar uma profunda aliança entre

Alternativas
Comentários
  •  B.

    A resposta pode ser encontrada no livro Serviço Social na Contemporaneidade, especificamente no Capítulo III.

    O politicismo traz ausência de economia, privilegia a política desprivilegia outros segmentos, o economicismo traz a ausência de política. A desigualdade social é também econômica partir do momento que se apropria da riqueza das classes sociais, gera a questão social, que por sua vez tem dois viés: político e econômico.

  • Bering e Boschetti trazem esta análise no  livro Política Social da biblioteca básica do Serviço social: " Um tratamento da política social que separa produção e reprodução social, apostando na política social como solução para a desigualdade, sem levar em conta a natureza do capitalismo(...) a necessidade de recusar a falsa questão economicismo versus politicismo".

    Iamamoto em Serviço Social na Contemporaneidade: " A tendência a uma análise politicista das demandas profissionais. Ou seja, uma análise da política que, muitas vezes, se descola das determinações econômicas. Ao resvalarmos para uma análise politicista dos direitos sociais e das políticas sociais, absolveremos o capital, caindo numa pespectiva, no máximo, distributiva da riqueza social, reconhecendo a sociedade capitalista e suas desigualdades como "naturais". Na análise das demandas profissionais parece-me indispensável, pois, resguardar uma profunda aliança entre a economia e a política",

  • Gente, a questão diz: sem resguardar uma profunda aliança 

  • Respondendo a concurseira social; sem resguardar uma profunda aliança entre a economia e a política, ou seja, não guarda a economia e a política na adoção politicista dos direitos sociais e das políticas sociais o qual remete a um reconhecimento das desigualdades sociais como naturais, isso leva uma abordagem politicista.