SóProvas


ID
2471500
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para os profissionais do Serviço Social, o estudo da ética, em seus fundamentos teóricos e sócio-históricos, é condição primordial para a compreensão da ética profissional. Nesse sentido, destaca-se que o Código de Ética dos assistentes sociais, em sua fundamentação teórica, está baseado na ontologia do ser social. Enquanto valores éticos, o Código baseia-se em um projeto profissional democrático. A prática política do Serviço Social, nessa perspectiva, é o espaço de

Alternativas
Comentários
  • Comenta ai gente!!!

     

  • c)

    luta ideológica.

    Nesse cenário, a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade. A ampliação exponencial das desigualdades de classe, densas de disparidades de gênero, etnia, geração e desigual distribuição territorial, radicaliza a questão social em suas múltiplas expressões coletivas inscritas na vida dos sujeitos, densa de tensões entre consentimento e rebeldia, o que certamente encontra-se na base da tendência de ampliação do mercado de trabalho para a profissão de Serviço Social na última década. Ela é indissociável da reconfiguração das estratégias políticas e ideológicas de legitimação do poder de classe – acompanhadas da despolitização das necessidades e lutas sociais –, às quais não estão imunes as políticas sociais públicas. 

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

  • Na década de oitenta, a construção do projeto profissional foi fortalecida pelas lutas democráticas e pela reorganização política dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados. Favorecendo a participação cívica e política dos profissionais, ampliando sua consciência, esse contexto também propicia o confronto teórico e ideológico entre tendências e a luta pela hegemonia entre diferentes projetos societários e profissionais.

     

    BARROCO, CFESS, 2009.
     

  • Na  década  de  oitenta,  a  construção  do  projeto  profissional  foi  fortalecida  pelas  lutas  democráticas  e  pela  reorganização  política  dos  trabalhadores  e  dos  movimentos sociais organizados. Favorecendo a participação cívica e política dos  profissionais,  ampliando  sua  consciência,  esse  contexto  também  propicia  o  confronto  teórico  e  ideológico  entre  tendências  e  a  luta  pela  hegemonia  entre  diferentes projetos societários e profissionais.   

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf