SóProvas


ID
2472442
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a análise de Analicia Martins de Sousa (2010), o conceito de Síndrome da Alienação Parental

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D - trouxe, aos litígios sobre guarda, um ônus a mais, na medida em que os cônjuges precisam atestar sua sanidade mental.

    Os conflitos que aportam aos juízos de família, geralmente, têm expressão por meio de processos judiciais litigiosos envolvendo a guarda e/ou arranjo de visitas de filhos. Nesses processos comumente são destacadas possíveis falhas e críticas quanto ao comportamento do ex-parceiro em relação aos cuidados e educação do(s) filho(s). Ou ainda, podem ser levantados questionamentos sobre os valores morais, ou mesmo sobre a sanidade mental do ex-parceiro na tentativa de desqualificá-lo. Ao mesmo tempo, cada parte do processo judicial busca provar que está apta a desempenhar as funções parentais. 

    Importa enfatizar que, não se nega que em algumas situações possa haver patologias envolvidas, ou mesmo comportamentos exagerados por parte de alguns genitores. No entanto, observa-se que, atualmente, as situações que envolvem litígio sobre a guarda e visitação de filhos passam a ser associadas à existência de uma síndrome. Tal enquadramento, no entanto, pode gerar mais conflitos entre os ex-cônjuges, na medida em que terão que comprovar que não são “alienadores”, bem como atestar sobre sua sanidade mental. Esse cenário, possivelmente, implicará repercussões sobre as relações parentais. 

    Fonte: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp111327.pdf. Pag.33 e 156.