-
Joões concorda com o artigo os e por último aplicamos a regrinha que manda pluralizar o primeiro elemento quando houver uma preposição entre os dois elementos (com ou sem hífen): donas de casa, fins de semana, cães de guarda, pés de cabra, pores do sol, caras de pau, joões-de-barro, copos-de-leite...
Acreditar que você pode já é meio caminho andado!
-
3) Se o substantivo composto estiver formado por substantivo + preposição + substantivo,
só o 1o irá variar:
– pés de moleque, mulas sem cabeça, comandantes em chefe, pores do sol,
bolas ao cesto, calcanhares de aquiles, pais dos burros, bichos de sete
cabeças, rosas dos ventos
-
Alguém sabe me dizer porque é Joões-de-barro e não Joãos-de-barro?
-
Mari Jesus:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0307200304.htm
-
Eu como o colega acima pairou a dúvida qual era o plural de "João", pois achei que era "Joãos". Quanto a regra do substantivo plural, varia o primeiro elemento quando houver entre dois substantivos uma preposição está correta.
-
Ainda não entendi o porque de Joões-de-barro.
-
O nome das pessoas também têm plural: Os Antônios, as Marias, as Cristinas, os Renatos, os Joões
O plural de palavras terminadas em -ão varia conforme a forma latina da palavra que lhe deu origem. A forma antiga de João era Joane, mas imagine se disséssemos: Joães... não ficaria muito bom, né? Ressalto que a maior parte dos substantivos terminados em -ão fazem o plural em -ões: barracão, bofetão, botão, cordão, tampão, esfregão, etc.
Bons estudos!
-
Nas formações: SUBSTANTIVO+PREPOSIÇÃO+SUBSTANTIVO
FLEXIONA SOMENTE O PRIMEIRO
Obs: O plural de João é Joões.
Espero ter ajudado...
-
Nos substantivos compostos, o plural de três ou mais palavras, se o segundo elemento for uma preposição, só o primeiro irá para o plural:
Ex: pé-de-moleque = pés-de-moleque
pimenta-do-reino = pimentas-do-reino
Singular - João-de-barro
Plural - Joões-de-barro
Gabarito Letra E!
-
Flexiona-se somente o primeiro elemento dos substantivos compostos formados por preposição.
Portanto, gabarito letra E.
-
Estrutura: Substantivo + preposição + substantivo: apenas o 1º item da composição se flexiona.
-
"Pois bem, o plural de "João" é um caso delicado, já que essa palavra termina em "ão". Há padrão para o plural dessas palavras? Não há.
Os únicos vocábulos terminados em "ão" que têm plural uniforme são os paroxítonos: todos fazem o plural com o simples acréscimo de "s" ("bênçãos", "sótãos", "órfãos", "órgãos" etc.).
Das oxítonas terminadas em "ão", a maior parte faz o plural em "ões" ("corações", "portões", "balões" etc.), mas há as que fazem o plural em "ãos" ("mãos", "irmãos"), em "ães" ("alemães", "cães", "tabeliães") e as que admitem mais de uma forma de plural ("guardiães" e "guardiões"; "anciãos", "anciães" e "anciões"). O senhor absoluto dessa questão é o uso.
Pois foi o uso que consagrou a forma "joões" como plural de "joão", palavra presente em inúmeros compostos de nossa língua ("joão-teimoso", "joão-de-barro", "joão-ninguém", "joão-bobo", que, no plural, fazem, respectivamente, "joões-teimosos".
Fonte: folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0307200304.htm
-
ah fala sério né