SóProvas


ID
247384
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o direito de petição, previsto na Lei n° 8.112/1990, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990



    Art. 105.  O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.
  • a)Errada. Art.110:O direito de requerer prescreve:
    I- em 5 anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultante das relações de trabalho.

    b)Errada. Art.106: Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.

    c)
    CORRETA

    d) Errada. Art.111: O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    e)Errada.Art.106 Parágrafo Único: O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 dias e decididos dentro de 30 dias.
  • LETRA D - ERRADA.

    Lei 8.112/90
    Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

  • Interromper é diferente de suspender.
    Interromper= se o prazo voltar a contar, começa do zero
    suspender= se o prazo voltar a contar, continua de onde parou
  • Letra A - Errada

    Art. 110 Inciso I

    O direito de requerer prescreve: " em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;


    Letra B - Errada

    Art. 106 Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.


    Letra C - correta

    Art. 105 O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

    Letra D - Errada

    Art. 111 O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.


    Letra E - Errada

    Art. 106 Parágrafo único. O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias.

  • Algumas considerações sobre o direito de petição

    * É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de dreito ou interesse legítimo. Ou seja, o direito de petição pode ser utilizado pelo servidor tanto para a defesa de seus interesses pessoais como de interesses coletivos, difusos.

    * São 3 os instrumentos administrativos pelos quais o servidor poderá exercitar esse direito: REQUERIMENTO/ PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/ RECURSO
    Requerimento= deverá ser dirigido á autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.
    Pedido de reconsideração= será dirigido á autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão do requerimento, não podendo ser renovado.
    O requerimento e o pedido de reconsideração devem ser despachados [ enviados á autoridade competente para a decisão ] no prazo de 5 dias. O prazo para a decisão propriamente dita é de 30 dias.
    Recurso= É dirigido á autoridade imediatamente superior á que tiver expedido o ato ou proferido a decisão, e , sucessivamente em escala ascendente, ás demais autoridades, sendo sempre encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o recorrente. O prazo de interposição de recurso é de 30 dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.


  • * O direito de requerer prescreve
    a) em 5 anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposenatdoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho
    b) em 120 dias, nos demais casos


    * O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a precsrição
  • Muito bom o comentario do Daniel pois a 'pegadinha' estava na diferença entre interromper e suspender o prazo.
  • c) O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.
  • Concordo com Ronaldo, obrigada Daniel, todos comentários anteriores não fizeram a ressalva, nem o destaque da palavra que fez toda diferença!!!

    Gente evita de repetir texto de lei que já estava em outro comentário, a não ser que o anterior realmente não esteja claro o entendimento. 

  • Art. 106 Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.

  • O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

    Comentando aqui só para buscar mais rápido em uma situação futura. Abraços


  • CORREÇÃO:

    A) O prazo prescricional de cinco anos, para o exercício do direito de requerer, só se aplica para atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade.Erro: o erro da questão é afirmar que SÓ SE APLICA para atos de demissão e cassação de aposentadoria ou disponibilidade.De acordo com o Art. 110 - Inciso I  - O direito de requerer prescreve: em 05 anos, quantos AOS atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, OU que afetem interesse patrimonial E créditos resultantes das relações de trabalho.

    B) Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, podendo ser renovado por uma única vez.

    Erro: O erro da questão está em afirmar que PODE ser renovado.

    De acordo com o art. 106 - Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, NÃO PODENDO SER RENOVADO.


    C)  - CORRETA.


    D) O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, suspendem o prazo prescricional.

    Erro: Mais uma pegadinha da FCC, o erro da questão é trocar  INTERROMPE A PRESCRIÇÃO por suspendem o prazo prescricional.

    Art. 111 - O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, INTERROMPEM A PRESCRIÇÃO.


    E) É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, o qual deverá ser despachado no prazo de cinco dias e decidido dentro de vinte dias.

    O erro da questão é o prazo de decisão, não é de 20 dias, E SIM de 30 DIAS.

    Parágrafo Único do Art. 106 - O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anterior deverão de despachados no prazo de 05 dias e DECIDIDOS dentro PRAZO DE 30 DIAS.


    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!


  • rt. 110 da Lei nº 8.112/90: O direito de requerer prescreve:

     

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão [1] e de cassação de aposentadoria [2] ou disponibilidade [3], ou que afetem interesse patrimonial [3] e créditos resultantes das relações de trabalho [4];

     

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

     

     

    Art. 106 da Lei nº 8.112/90: Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.

     

     

    Art. 105 da Lei nº 8.112/90: O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

     

     

    Art. 111 da Lei nº 8.112/90: O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

     

     

    Art. 106 da Lei nº 8.112/90:  Parágrafo único. O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias.

  • Perceba a importância de responder muitas questões -> Q15537

  • Por causa de uma palavrinha a opção D é errada. "suspende.. interrompe" toda atenção é pouco.

  • a) Errado. Aplica-se também aos atos que afetem o interesse patrimonial ou créditos resultantes das relações de trabalho (art. 110, inciso I);

    b) Errado. O pedido de reconsideração não pode ser renovado (art. 106);

    c) GABARITO.

    d) Errado. INTERROMPEM a prescrição (art. 111);

    e) Errado. Despachado no prazo de 5 e decidido no prazo de 30 dias (art. 106).