SóProvas


ID
2474068
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

O comprometimento do colaborador com a organização apresenta tipologia normativa quando ele demonstra disposição em nela permanecer devido aos objetivos e interesses da organização, estabelecidos e perpetuados por pressões normativas.

Alternativas
Comentários
  • Comprometimento Organizacional é a identificação e envolvimento do indivíduo com uma determinada organização. Segundo Mowday et al. (1979) comprometimento organização é definido como forte crença e aceitação dos valores da empresa; vontade de usar suas habilidades e esforço em benefício da organização; e intensa disposição de permanecer na organização.
    De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

    Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

    Normativo: internalização de pressões normativas de comportamento. quando demonstra disposição em nela permanecer devido aos objetivos e interesses da organização, estabelecidos e perpetuados por pressões normativas.

    Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência

  • ITEM CORRETO (ajudando quem não é assinante).

  • Gab: CERTO

     

    Tipologia:

    Afetiva:  Eu gosto da empresa porque ela me valoriza.

    Normativa: Não é que eu goste da empresa, mas preciso quitar minha dívida com ela.

    Instrumental: Eu gosto da empresa pelos benefícios e não por realização pessoal/profissional.

  • Tipo normativo é derivado de imposição normativa (legal). Eu preciso.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • AFETIVO: AMA A EMPRESA

    INSTRUMENTAL: TÁ NELA PELO SALÁRIO SOMENTE.

    NORMATIVO: SENTE-SE OBRIGADO POIS DEVE A ELA.

    SOCIOLÓGICO: ACEITA A DOMINAÇÃO

    AFILIATIVO: SENSAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO E PERTENCIMENTO DO COLABORADOR COM A EMPRESA.

    GABARITO C.