SóProvas


ID
2474164
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos arquivos permanentes, julgue o item.

A atividade de arranjo, desenvolvida nos arquivos permanentes, resume-se à avaliação documental. 

Alternativas
Comentários
  • a operação resume-se na reordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações ditadas pela Tabela de Temporalidade (TTD), obedecendo a critérios que respeitam o caráter orgânico dos conjuntos documentais.

  • Gabarito E (errado)

    Arranjo: “Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.” ;)

  • 1. Processo que na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional - dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.

    Fonte: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com.br/2011/05/arranjo_23.html

  • Arranjo: sequência de operações intelectuais e físicas que visam a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecidos.

  • Arranjo 
    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

     

    1. Processo que na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional dos documentos em fundos, séries, subséries, itens documentais. 


    2. Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado.

     

  • ERRADO

     

    De forma bem simples, podemos dizer que o arranjo é a operação de organizar/ classificar os documentos permanentes. 

     

     

    "ARRANJO : Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido."

     

    - Glossário de Terminologia Arquivística

     

  • A avaliação documental é a atividade de estudo e análise dos documentos para determinar-lhes valor e,com base nisso, os prazos de guarda e destinação dos mesmos. Esta atividade é realizada ainda nas fases corrente e intermediária, onde o documento ainda possui valor administrativo.
    O arranjo é a operação intelectual de organização lógica dos documentos permanentes, com base em critérios predefinidos para, simultantenamente, refletir o funcionamento da instituição e atender ás necessidades do usuário.

    Portanto, o arranjo se assemelha tecnicamente à operação de classificação de documentos,  e não de avaliação. Além disso,  avaliação de documentos não existe na fase permanente, pois os documentos dali devem ser mantidos indefinidamente, ou seja, já foram avaliados nas fases anteriores do arquivo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Via QC 

    "A avaliação documental é a atividade de estudo e análise dos documentos para determinar-lhes valor e,com base nisso, os prazos de guarda e destinação dos mesmos. Esta atividade é realizada ainda nas fases corrente e intermediária, onde o documento ainda possui valor administrativo.

    O arranjo é a operação intelectual de organização lógica dos documentos permanentes, com base em critérios predefinidos para, simultantenamente, refletir o funcionamento da instituição e atender ás necessidades do usuário.

    Portanto, o arranjo se assemelha tecnicamente à operação de classificação de documentos,  e não de avaliação. Além disso,  avaliação de documentos não existe na fase permanente, pois os documentos dali devem ser mantidos indefinidamente, ou seja, já foram avaliados nas fases anteriores do arquivo."

    Gabarito do professor: Errado

  • ERRADA!

    -> A avaliação documental é realizada nas fases permanente e intermediária;
    -> Na organização de arquivos permanentes, o processo que consiste na ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos é denominado ARRANJO.

  • ERRADO.

    DE CO R AR as atividades do arquivo permanente:

    DESCRIÇÃO;

    CONSERVAÇÃO;

    REFERÊNCIA;

    ARRANJO.

  • Arranjo: sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

  • Plano de classificação: Fase corrente e intermediária

    Quadro de arranjo: Fase permanente

    Atividades do arquivo permanente: Descrição, arranjo, referência, conservação.

    Arranjo – reunião e ordenação adequada dos documentos em fundos, visto que recebem documentos de vários órgãos, daí deve ser de acordo com a proveniência. Visam à organização dos documentos de um arquivo de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. É uma das funções mais importantes em um arquivo e, por isso, deve ser feito por pessoas qualificadas e especializadas.

    OBS: A ideia de que os documentos correntes demandam organização distinta daquela que se dá aos de caráter permanente levou à utilização de dois termos para designar operações de mesma natureza: Arranjo e classificação. Portanto classificação está pra fase corrente e intermediária enquanto arranjo está pra permanente, operações similares com conceitos diferentes para distinguir.

                                  * Tarefas do arranjo:

                                                  * Atividades intelectuais: Consiste na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo.

                                                  * Atividades físicas: é a ação em si, se referem à colocação dos papéis nas galerias, estantes ou caixas, seu empacotamento, etc.

  • Arranjo = classificar e organizar (permanentes)

    Classificação = classificar e organizar (correntes)

    Gab errado

  • Arranjo é a ordenaçâo adequada de fundos arquivísticos.