SóProvas


ID
2475364
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 6502 (1995), Rochas e solos, apresenta: “Argila com alto teor de mineral montmorilonita, caracterizada por sua alta expansibilidade, quando umedecida”. Esse conceito define

Alternativas
Comentários
  • -  argila coloidal,

    - do tipo montmorillonita,

    - produzida por devitrificação e alteração de cinzas ou tufos vulcânicos,

    - muito absorvente

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA. 

  • 2.2.37 Caulinita: Alumínio silicato hidratado pertencente ao grupo das canditas, caracterizado por estrutura lamelar formada pelo empilhamento regular de camadas constituídas por uma folha tetraédrica de sílica e uma folha octaédrica de alumina.

    2.2.129 Húmus: Matéria de natureza orgânica em estado coloidal (originada de decomposição por atividade microbiana), que age em interação com as substâncias minerais. Possui poder aglutinante, melhorando o estado de agregação do solo, forte poder adsorvente e elevada capacidade de troca catiônica. Geralmente o húmus atribui ao solo uma coloração preta ou marrom escura.

    2.2.34 Bentonita Argila com alto teor de mineral montmorilonita, caracterizada por sua alta expansibilidade, quando umedecida.

    2.2.130 Ilita Argilomineral do grupo das micas hidratadas, formadas por lamelas que são constituídas por dois estratos de tetraedros de silício e um de octaedro de alumínio. A sua estrutura é mais estável que a das esmectitas, impedindo a admissão de água interlamelar. Origina-se das micas por degradação (perda de K e ganho de H2 O), sem modificações estruturais. Possui capacidade de troca catiônica de média a baixa e expansão baixa.

     

    Fonte: NBR 6502/1995

  • Curiosidade.

    A Bentonita é também utilizada para fazer a conhecida Lama Bentonítica (Água + Bentonita). No Brasil existem jazidas de Bentonita no Nordeste. A Bentonita é uma rocha vulcânica, e como traz a questão, tem como mineral predominante a montmorilonita. As propriedades da lama bentonítica permitem que este material seja utilizado para impermeabilizar o interior de escavações (poços e estacas) ou impedir o seu desmoronamento. A NBR 6122 faz ressalva quanto à utilização da lama bentonítica, informando que a aderência entre a estaca e o solo pode ser afetada. Normalmente uma lavagem com água pura é suficiente para eliminar esse incoveniente.