SóProvas


ID
2475583
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem da Teoria das Relações Humanas foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, tendo como referências centrais Abrahan Maslow (1908‑1970), Carl R. Rogers (1902-1987) e Mary Parker Follett (1869-1933), dentre outros.

Alternativas
Comentários
  • Errado.  Era abrahan maslow/ Douglas mc gregor / herzberg 

  • Abrahan Maslon é um dos autores que colaborou para os estudos da administração cuja matéria de aplicabilidade foi a motivação. Porém o que torna a assertiva errada é que esse autor colaborou sim para o estudo cuja ênfase são PESSOAS. Mas não no êmbito da teoria da relações humanas da abordagem humanística e sim para a TEORIA COMPORTAMENTAL da ABORDAGEM COMPOTAMENTAL.

     

    GABARITO ERRADO

  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

    As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuiram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental

     

    ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA, CHIAVENATO, Idalberto - 4 edição pág 16

     

  • E, a Teoria das Relações Humanas surgiu em razão das experiências realizadas por Elton Mayo, em uma fábrica de componentes telefônicos, localizada em Hawthorne, na Western Eletric.

    ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA, ELIZABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA.

  • Mary Parker Follett (Quincy, 1868 — Massachusetts, 1933) foi uma autora norte-americana que tratou de diversos temas relativos à administração, na chamada Escola das Relações Humanas ficando conhecida como a “profetisa do gerenciamento”. Formou-se em filosofia, direito, economia e administração pública e foi autora de três livros. Suas idéias foram muito revolucionárias para sua época, e, em boa parte, continuam sendo até hoje desafiantes. Ela foi capaz de enxergar através do Homo economicus, dos pensadores do Taylorismo, e propor que o ser humano somente se desenvolve quando carregado de responsabilidade. Com suas teorias, Follett deu maior importância às relações individuais dos trabalhadores e analisou seus padrões de comportamento.

  • A abordagem da Teoria das Relações Humanas foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, tendo como referências Elton Mayo e Kurt Lewin.

    "Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção, e a sociologia de Pareto foi fundamental" (CHIAVENATO, 2014, PÁG 105)

    Já os autores citados fazem parte das seguintes correntes / teorias:

    Abrahan Maslow: Teoria comportamental.

    Carl R. Rogers : Teoria do desenvolvimento organizacional. (D.O)

    Mary Parker Follett : Teoria transitiva entre a teoria clássica e a humanística. Autora da lei da situação. Introduziu a psicologia na Administração.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: ERRADO

  • Carl Rogers e Mary Follet são das teorias transitórias. É um assunto do livro "abordagens prescritivas e normativas" do Chiavenato.