O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.
O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.
Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
Assim como o planejamento, os planos que são produtos do planejamento também podem ser dividido de acordo com os três níveis de uma organização.
✔ Planejamento estratégico: genérico e abrangente. Longo Prazo. Macro-orientado.
✔ Planejamento tático: Menos genérico. Médio Prazo. Departamental
✔ Planejamento operacional: Específico. Detalhado. Curto Prazo. Micro-orientado.
O plano é aquilo que define o curso da ação de um planejamento, para que o objetivo estabelecido seja alcançado.
De acordo com Chiavenato (2014), há quatro tipos de planos e esses podem ser estratégicos, quando associados aos objetivos determinados no planejamento estratégico; táticos ou operacionais. Vai depender da abrangência! (De acordo com o autor)
◾ Procedimentos: são planos relacionados com métodos. (quase sempre serão operacionais); ◾ Orçamentos: são planos que têm relação com dinheiro.◾ Programas: são planos relacionados ao tempo. ◾ Normas e regulamentos: são planos relacionados às condutas e ao comportamento. (quase sempre serão operacionais)
Desses, por exemplo, os procedimentos e regulamentos quase sempre serão planos operacionais. Os planos relacionados aos orçamentos, por sua vez, podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: CERTO.