SóProvas


ID
2475703
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Diagrama de Ishikawa é uma técnica que permite selecionar prioridades, quando se enfrenta grande número de problemas.

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.[1]

  • O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas, auxiliando na identificação dos problemas e priorizando-os para que sejam resolvidos de acordo com sua importância. Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência.

  • Diagrama de Pareto permite selecionar prioridades, quando se enfrenta grande número de problemas.

  • Selecionar prioridades seria utilizando a matriz GUT!

  • Dentro das 7 ferramentas da qualidade, o diagrama de pareto é que tem a função de selecionar prioridades. Fora das 7 ferramentas, mas ainda dentro do âmbito da qualidade, temos a matriz GUT. Indo um pouco além (para quem está estudando esta parte do assunto p/ a área de manutenção - Eng. Mecânica, por ex.), em Análise de risco, qualquer ferramenta que permita a construção de uma matriz dos riscos, como a APR e o FMECA, tbm permite definir prioridades para atacar determinados efeitos (problemas).
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre duas ferramentas da qualidade, o diagrama de Pareto e o de Ishikawa.

    O Diagrama de Pareto é uma técnica que permite selecionar prioridades, quando se enfrenta grande número de problemas. Para este diagrama, uma quantidade pequena de situações, cerca de 20%, são responsáveis pela maior parte dos problemas que a organização pode vir a enfrentar, cerca de 80%. Então, para direcionar os esforços na resolução dos problemas, pode-se usar essa ferramenta para priorizar os problemas que mais causam, ou podem causar, danos à organização.

    O diagrama de causa e efeito, por sua vez tem a finalidade de indicar os efeitos e suas causas. Este método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s). Apresenta seis possíveis causas para os problemas enfrentados pelas organizações, são elas:

    • Mão de obra;
    • Métodos;
    • Máquina;
    • Material;
    • Meio Ambiente;
    • Medida.

    Dessa forma concluímos que a questão está, de fato, incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.