- ID
- 2475889
- Banca
- NC-UFPR
- Órgão
- ITAIPU BINACIONAL
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
Uma edificação, seja qual for, é considerada obra de arte quando sobrevive graças às suas qualidades estético-formais, independentemente da sua função, da sua técnica construtiva ou mesmo da sua importância social. O teórico e pensador italiano Bruno Zevi estabeleceu categorias para a interpretação arquitetônica, as quais correspondem a “modos de ver” a arquitetura. Tendo como referência o pensamento de Zevi, considere as seguintes afirmativas:
1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas.
2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas.
3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e
eficiência.
4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre
outras.
Assinale a alternativa correta.